Norwegian Cruise Line / Freestyle Cruising: Um cruzeiro à sua medida!

Desde 1966, quando foi pioneira ao lançar o primeiro cruzeiro nas Caraíbas, que a Norwegian Cruise Line® tem-se posicionado como a companhia de cruzeiros líder no que se refere à inovação. Desde a primeira ilha privada, passando por performances exclusivas, até ao premiado conceito de “Freestyle Cruising” que a Norwegian Cruise Line® marca a diferença! Embarque num dos 14 navios da companhia e sinta o verdadeiro conceito de “Freestyle Cruising”, onde tudo é feito à sua medida.

1. E quanto aos meus documentos de viagem?
Favor notar que não irá receber vouchers para Excursões Terrestres pré-reservadas com a sua documentação – estes serão entregues no seu camarote no início do cruzeiro.

2. Check-In Online
A fim de cumprir com as regulamentações governamentais que cobrem os manifestos da partida, não se esqueça de se registar online através do site www.ncl.eu depois de ter pago na íntegra e antes de ir de férias com a Norwegian Cruise Line. Passageiros que não tenham completado o seu formulário de Check-in Online pelo menos quatro dias antes da partida podem ficar sujeitos a procedimentos de check-in morosos no terminal de cruzeiros, ou pode até mesmo ser impedido de embarcar.

3. Quais os regulamentos de imigração?
Os passageiros são responsáveis por garantir que cumprem todos os requisitos de passaporte e vistos para todos os países visitados durante o cruzeiro e quando viajarem de e para o porto de embarque / desembarque. Os cidadãos da UE precisam de passaporte, que deve estar válido por um mínimo de seis meses após o seu regresso (também aplicável para crianças). O passaporte é também necessário para todos os cruzeiros Europeus (exceção: os cidadãos dos Estados Schengen em cruzeiro, em itinerários que não saiam do território da UE).

Durante a maioria dos cruzeiros, o pessoal da Norwegian Cruise Line terá de reter o seu passaporte. Deverá portanto levar um outro documento de identificação com fotografia, que andará sempre consigo. É da exclusiva responsabilidade do passageiro ter toda a documentação necessária. Os passageiros não têm direito a reembolso se a entrada em qualquer território estrangeiro ou o embarque lhes for recusado por falta de documentação adequada.

Se quiser ir independente a terra na Rússia (S. Petersburgo), i.e. não fazendo parte das Excursões Terrestres organizadas pela Norwegian Cruise Line, deverá obter antecipadamente um visto turístico antes do cruzeiro.

3.1 Quais os regulamentos especiais para a isenção de visto para os EUA?
Para poder entrar nos EUA sob o Programa de Isenção de Visto (VWP), cada viajante (inclusive crianças), devem apresentar um passaporte de leitura ótica (por exemplo passaporte Europeu de cor bordeaux). Para os passaportes de leitura ótica emitidos ou renovados antes de 26 de Outubro de 2005, não há requisitos adicionais. Os passaportes de leitura ótica emitidos ou renovados em ou após 26 de Outubro de 2005 e até 25 de Outubro de 2006 devem ter uma fotografia digital impressa nos dados do passaporte ou um chip integrado com informação da página de dados (passaporte eletrónico). Os passaportes de leitura ótica emitidos ou renovados em ou após 26 de Outubro de 2006 terão de ser passaportes eletrónicos.
Os passaportes temporários, de emergência e diplomáticos estão isentos das exigências de fotografia digital e chip eletrónico, mas devem ser de leitura ótica (à exceção dos passaportes Alemães temporários ou de emergência os quais não dão direito a entrada nos EUA sem visto). Passageiros cujos passaportes não estejam em conformidade deverão ter visto para viajar para os Estados Unidos. Se precisar de obter um visto, certifique-se de que o mesmo é de entradas múltiplas.
O Sistema Eletrónico para Autorização de Viagem (ESTA) é efetivo para cidadãos e nacionais dos países elegíveis do Programa de Isenção de Visto (VWP) para solicitarem autorização antecipada para viajar para os Estados Unidos ao abrigo do VWP. O ESTA estipula que todos os viajantes ao abrigo do Programa de Isenção de Visto deverão obter via internet (https://esta.cbp.dhs.gov/), uma autorização eletrónica de viagem antes de embarcar num transportador para viajar por ar ou mar para os Estados Unidos, ao abrigo do VWP. Os países atualmente inscritos no VWP, incluem a Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Países Baixos, Noruega e Suécia, entre outros. As autorizações ESTA são válidas para entradas múltiplas por dois anos (ou menos se o passaporte expirar durante esse período). Favor notar que as autoridades dos Estados Unidos, cobram uma taxa de até US Dólares 14 por pessoa (estatuto: Maio 2012) por autorização de viagem. Esta taxa deverá ser paga por cartão de crédito durante o processo de pedido. In formação adicional sobre o VWP e o ESTA estão disponíveis em www.cbp.gov/esta.
Favor notar que os regulamentos de imigração estão sujeitos a alteração. Para informação atualizada, contacte o seu agente de viagens ou as respetivas embaixadas e consulados. A informação aqui constante refere-se a Maio 2012. Assume-se que o viajante é cidadão de um estado da UE que é membro do Acordo Schengen. Para todos os cidadãos da UE de um Estado membro não-Schengen, é necessário verificar os tratados individuais entre esse Estado e o Governo dos EUA, se faz parte do Programa de Isenção de Vistos ou se é necessário obter um visto especial de turista na embaixada dos EUA de seu país. Favor notar que o pedido de obtenção de visto pode demorar até três meses. Para verificar se o seu país pertence ao Programa de Isenção de Visto, por favor siga o link http://travel.state.gov/visa/temp/without/without_1990.html#countries.
Todos os viajantes que não sejam cidadãos da UE deverão verificar os requisitos necessários sobre o passaporte e imigração com o seu agente de viagens e com as respetivas embaixadas e consulados. Circunstâncias pessoais não podem ser consideradas. Tentaremos dentro dos nossos meios informá-lo de possíveis alterações.

4. O que é o programa voo seguro?
A Administração norte-americana de Segurança nos Transportes (TSA) implementou o Programa Voo Seguro para o tráfego aéreo internacional. Este programa pretende reduzir os casos de erro de identificação de passageiros autorizados a viajar para os EUA, assim como melhorar a segurança do transporte aéreo. Dentro deste programa, todas as Companhias Aéreas se comprometem a transmitir os seguintes dados de Passageiro Voo Seguro (SFPD) dos viajantes que estejam a entrar e/ou a partir dos Estados Unidos, ao Departamento Americano de Segurança Interna: Nome completo conforme passaporte válido (incluindo nome do meio, iniciais), data de nascimento, sexo e Número de Retificação (se aplicável). Pede-se assim a todos os passageiros que verifiquem as suas confirmações cuidadosamente. No caso de aparecer algum dado incorreto na confirmação, por favor contacte o nosso departamento de reservas. Se não houver informação dos dados do cliente disponíveis no ato da reserva, a Norwegian Cruise Line usará os dados do Check-In Online. Para mais informações sobre o Programa Voo Seguro por favor visite www.tsa.gov/secureflight. Fornecer os Dados Voo Seguro, não invalida a obrigação de solicitar a autorização antecipada para viajar para os EUA no âmbito do programa ESTA.

5. Irei necessitar de seguro?
A responsabilidade da Norwegian Cruise Line está limitada pelos acordos internacionais e pelos Termos e Condições de Passagem. Recomendamos a compra de um seguro de viagem, saúde e bagagem apropriados, antes do seu cruzeiro. A sua agência de viagens poderá ajudá-lo. Na ocorrência de um sinistro, deverá contactar a Companhia de seguros.

6. E sobre os transferes?
Se reservou os seus transferes com a Norwegian Cruise Line, por favor verifique os seus vouchers de transferes para informação sobre a organização dos mesmos. Passageiros que cheguem de avião no dia do embarque e tenham reservado os transferes através da Norwegian Cruise Line, serão recebidos no hall de chegadas do aeroporto, por um representante da Norwegian Cruise Line, que os levará para o navio. Passageiros que não tenham reservado os transferes através da Norwegian Cruise Line, poderão viajar para o porto de táxi, transportes públicos ou em carro alugado. Há facilidades de estacionamento na maioria dos portos. Os passageiros devem assegurar-se que chegam ao cais de embarque atempadamente. Os transferes do cais para o aeroporto são geralmente oferecidos a bordo no balcão das Excursões Terrestres. Favor notar que os preços a bordo poderão ser diferentes dos preços publicados na brochura.

7. Quantas malas posso levar?
Para o cruzeiro, recomendamos que leve até duas peças de bagagem pessoal, em que cada uma pese o máximo de 22 kgs. Se viajar de avião, lembre-se que as companhias aéreas têm as suas próprias restrições de bagagem de porão e de mão, por favor verifique. Se a sua transportadora aérea lhe permitir transportar mais bagagem, esta também será aceite a bordo. Todas as peças de bagagem devem estar claramente etiquetadas com o seu nome, morada e um número de contato. As etiquetas de bagagem do navio devem ser colocadas na sua bagagem no dia do embarque. Assegure-se de que o número do camarote está bem visível de modo a evitar atrasos na entrega da bagagem no seu camarote. No caso de ter reservado ou de lhe ter sido atribuído um camarote dito garantido e não tenha recebido com os seus documentos de viagem o número do mesmo, deverá mencionar “GTY” nas etiquetas de bagagem.

O seu camarote não estará disponível antes das 14h00 e só receberá a sua bagagem ao fim da tarde. Assim poderá querer levar uma pequena mala com alguns itens essenciais, tais como medicamentos (nas embalagens originais), documentos importantes, itens frágeis, chaves, joalharia ou outros valores, bem como uma muda de roupa se quiser relaxar junto à piscina.

As Companhias Aéreas e a Norwegian Cruise Line têm responsabilidade limitada por perda ou dano, por isso certifique-se de que bagagem e bens pessoais estão devidamente segurados.

Pode levar os seus tacos de golf ou uma cadeira de rodas para bordo do navio, no entanto verifique com a sua transportadora aérea sobre algumas restrições que possam existir.

Se o “Desembarque Rápido”, em que você transporta toda a sua bagagem ao sair do navio, não é uma opção para si, as suas malas serão recolhidas na noite anterior ao desembarque, por isso não deixe de fazer uma mala de noite com os itens essenciais. Favor notar que o “Desembarque Rápido” não é possível em todos os portos de desembarque.

Está disponível o serviço de bagageiros em cada cais durante o embarque e o desembarque para assistência à bagagem. A gorjeta usual para os bagageiros é o equivalente a 1 US Dólar por mala (2 US Dólares por mala em Nova Iorque).

7.1 Coisas a considerar ao fazer as malas:

  • Secadores de cabelo e toalhas disponíveis em todos os camarotes
  • Ferros de engomar podem ser pedidos na receção e há serviço de lavandaria disponível
  • Toalhas de piscina/praia estão disponíveis para sua utilização a bordo e em terra


8. Que vacinas podem ser necessárias?
De momento não são necessárias vacinas para qualquer um dos nossos destinos. Uma vez que as vacinas recomendadas e outras precauções de saúde mudam frequentemente, sugerimos que consulte o seu médico, ou faça a consulta do viajante.

9. E se estiver grávida?
Parabéns! Fique descansada que a Norwegian Cruise Line fará todos os esforços para a acomodar. Contudo, para assegurar a sua segurança médica, deverá viajar até à 24ª semana de gravidez. Por favor traga consigo um certificado médico em Inglês informando a data prevista do nascimento e a sua aptidão para viajar.

10. O que ter em consideração se viajar com menores ou menores a viajarem sozinhos?
Crianças a viajar a bordo de um navio da Norwegian Cruise Line deverão ter pelo menos seis meses de idade. Contudo, para viagens que tenham três ou mais dias consecutivos de mar, a criança deverá ter pelo menos 12 meses de idade. Para crianças até dois anos de idade, há berços disponíveis a bordo.

A política da companhia dita que um passageiro menor de 21 anos deve estar acompanhado no mesmo ou num camarote vizinho por um passageiro de 21 anos ou mais, o qual concorda expressamente ser responsável pelo passageiro menor de 21 anos de idade.

Para passageiros menores de 18 anos (menos de 21 para os cruzeiros que incluam um porto Canadiano) viajando na companhia de um adulto que não seja um dos progenitores do menor ou seu tutor legal, deverão preencher o PARENT/GUARDIAN CONSENT & RELEASE FORM (Formulário de Autorização de Menores) que autoriza a viagem do menor e autoriza também tratamento médico em caso de emergência. Deverá enviar uma cópia deste formulário ao seu agente de viagens, cujo original deve ser entregue a um representante da Norwegian Cruise Line no cais durante o check-in. Favor notar que o formulário deverá ser acompanhado pela cópia da carta de condução ou de outro documento legal de identificação de ambos os progenitores/tutores legais. Nos cruzeiros que incluam um porto Canadiano, os passageiros menores de 18 anos viajando com outra(s) pessoa(s) que não ambos os progenitores, deverão ser portadores de uma carta de autorização dos progenitores ou tutor legal (preferencialmente reconhecida pelo notário). Esta carta deve conter além da autorização para a criança viajar com outra pessoa e se ausentar do país, o nome e o número de telefone de contato dos progenitores ou tutor legal disponível 24 horas, bem como o destino e tempo de permanência no Canadá. Aconselha-se a que os pais adotivos, tutores legais ou pessoas separadas ou divorciadas mantenham disponíveis os documentos legais ou outros documentos relevantes a fim de esclarecer os direitos de custódia. A não apresentação dos referidos documentos pode resultar na recusa ao embarque sem direito a reembolso.

Favor notar: Duas pessoas com menos de 21 anos de idade podem viajar juntas no mesmo camarote sem alguém maior de 21 anos de idade no mesmo camarote, se comprarem camarotes intercomunicantes e haja pelo menos uma pessoa com 21 anos ou mais no camarote comunicante. Duas pessoas menores de 21 anos de idade podem viajar juntas no mesmo camarote se forem casadas uma com a outra e deverão apresentar prova do casamento a um representante da Norwegian Cruise Line no cais, antes do embarque.

Não é permitido a passageiros menores de 18 anos jogar nos casinos. Se, apesar disso, um passageiro com menos de 18 anos jogar e ganhar, ele ou ela, por razões legais, não receberá o prémio.

Crianças com menos de 16 anos de idade, não estão autorizadas a entrar no centro de fitness.

A idade mínima para utilizar o Spa Termal (sauna, sala de vapor, banheiras de hidromassagem) é de 18 anos. Não há exigência de idade mínima para o acesso ao resto do spa, bem como ao salão de beleza ou ao uso dos seus serviços. Para tratamentos de spa um dos pais ou responsável legal tem que estar presente.

Favor notar que a pista de bowling situada no Bliss Ultra Lounge, não pode ser usada por passageiros menores de 18 anos, depois das 21h00. Isto deve-se ao facto de que o Bliss Ultra Lounge depois das 21h00, é um clube só para adultos (18 anos ou mais), o que significa que a presença de qualquer passageiro menor de 18 anos não será permitida depois dessa hora. Além disso, alguns bares e lounges a bordo do Norwegian Epic e do Norwegian Breakaway, por exemplo o Spice H2O, são apenas para adultos (18 anos ou mais).

No interesse e na segurança dos seus filhos, deverá garantir que determinadas diretrizes são cumpridas. Não é permitido subir e/ou escalar em corrimãos e grades. Por razões ambientais certifique-se de que os seus filhos não atiram nada borda fora. Por razões de segurança, não deixe os seus filhos sem vigilância a bordo quando vai a terra.

11. E os passageiros com necessidades especiais?
Damos as boas-vindas a passageiros com necessidades especiais. Todos os nossos navios têm camarotes específicos com entradas mais largas e casas de banho mais espaçosas que podem acomodar cadeiras de rodas, e camarotes com alarmes luminosos e vibratórios debaixo da almofada para passageiros com deficiências visuais/auditivas. Por favor consulte o seu agente de viagens.

Contudo, aplicam-se as seguintes condições: qualquer deficiência física ou condição médica que necessite tratamento ou atenção especial deve ser comunicado à Norwegian Cruise Line na altura da reserva. Para certas situações/condições pede-se um Termo de Responsabilidade e Consentimento.

Devido a circunstâncias imprevistas associadas a um navio no mar, reservamo-nos o direito de recusar ou cancelar a passagem a alguém que, baseado nos objetivos standard, esteja em condição física ou mental que ponha em risco a operação segura do navio, que represente uma ameaça direta à saúde ou segurança de outros ou que possam necessitar de cuidados para além dos que podemos providenciar.

Por favor alerte-nos antes de fazer o cruzeiro se tem algumas necessidades especiais ou equipamento médico que necessite de levar para bordo. A falha dessa informação pode originar a que o equipamento não possa embarcar. Podemos também ajudar a que o equipamento necessário seja entregue no terminal do cruzeiro.

Todos os passageiros com necessidades especiais deverão ser auto suficientes e viajar com um companheiro que lhes providencie a assistência necessária durante o cruzeiro ou em caso de emergência. Os passageiros que usem cadeira de rodas deverão ter uma pequena e desmontável e deverão informar a Norwegian Cruise Line na altura da reserva. Cadeiras de rodas motorizadas e motoretas são bem-vindas; contudo, têm de ser alimentadas por baterias de gel. Devido aos regulamentos de segurança, não são aceites cadeiras de rodas movidas por baterias de ácido a bordo do navio. O carregador de baterias da cadeira de rodas, deverá ser adaptável a corrente 110 volts. Para assegurar a segurança dos passageiros e da tripulação, não poderão ser usadas as cadeiras de rodas para a transferência do navio para uma lancha. Consequentemente, os passageiros em cadeira de rodas não poderão participar em certas atividades ou programas em portos cujo desembarque seja feito por lanchas.

Outro equipamento médico, como oxigenoterapia, também deve ser providenciado pelo próprio. Oxigénio líquido não é permitido a bordo.

Todas as Suites e quase todos os camarotes têm frigoríficos para guardar produtos farmacêuticos que precisem de ser armazenados no frio (exceto no Norwegian Spirit, onde só há nas Suites e no Norwegian Epic, onde há em todos os camarotes menos nos Estúdios). Para passageiros com deficiências visuais: animais de serviço são bem-vindos a bordo (infelizmente não são aceites outros animais). Passageiros que viajem com animais de serviço, devem certificar-se de que têm toda a documentação necessária para poder desembarcar o animal de serviço nos vários portos de escala a visitar. Devem também fornecer à Norwegian Cruise Line os certificados de saúde e vacinação. Isto terá de ser feito antes do cruzeiro.

Pedidos para dietas especiais devem ser feitos na altura da reserve e pelo menos dois meses antes da partida. Estão disponíveis refeições especiais, incluindo de baixas calorias, vegetarianas, sem glúten, sem GMS (glutamato mono-sódico), baixo ou sem sal e baixo ou sem colesterol, bem como sobremesas sem açúcar e sem gordura e refeições kosher. Não se garantem dietas especiais nos voos e excursões.

11.1 Passageiros com Necessidades Especiais
Na Norwegian Cruise Line acreditamos fortemente que os passageiros com necessidades especiais devem ter as comodidades que precisam para desfrutar do seu cruzeiro. Como tal, cada navio tem camarotes designados para o efeito, com portas e casas de banho mais largas que poderão acomodar cadeiras de rodas, bem como camarotes com luzes e alarmes vibratórios debaixo da almofada para os passageiros com dificuldades auditivas ou surdez. Os cães-guia são permitidos em todos os navios da Norwegian Cruise Line. Muitos camarotes têm frigoríficos que podem ser utilizados para armazenar a medicação que deve ser mantida fria. Qualquer deficiência física ou pedido que requeira tratamento especial ou atenção deve ser feito até 60 dias antes da partida e reportado ao seu agente de viagens quando a reserva é feita, para que possamos ter a certeza de lhe proporcionar instalações adequadas. A Norwegian Cruise Line reserva-se o direito de recusar ou revogar a passagem a qualquer pessoa em tal condição física ou mental, como incapaz para viajar ou que, no critério da transportadora, possa ser um perigo para si ou para outros.

11.2 Diabetes
Todos os camarotes estão equipados com frigoríficos para armazenamento de insulina (exceto nos Estúdios).

11.3 Dieta
A bordo dos nossos navios, oferecemos menus de pequeno-almoço, almoço e jantar que apresentam pratos de alta cozinha, com baixo teor calórico. Os nossos melhores Chefs prepararam também pratos vegetarianos (informações nutricionais fornecidas) e sobremesas sem açúcar e sem gordura. Dietas sem glúten, sem lactose, sem sódio Kosher e sem laticínios também podem ser atendidas e devem ser solicitadas pelo menos dois meses antes do seu cruzeiro. Por favor, contacte o seu agente de viagens.

11.4 Passageiros com dificuldades auditivas ou surdez
Existem camarotes selecionados disponíveis na maioria dos navios para os passageiros com dificuldades auditivas ou surdez. Entre os dispositivos de adaptação para tornar o cruzeiro mais agradável para esses passageiros existem no camarote luzes e alarmes vibratórios que se colocam debaixo da almofada e alertam o passageiro para uma situação de toque de telefone, de campainha ou de emergência. Além disso, os teatros a bordo do Norwegian Dawn, Gem, Jade, Jewel, Pearl, Star e Pride of America têm Dispositivos de Audição Assistida para ajudar os nossos passageiros com deficiência auditiva a desfrutar do nosso entretenimento premiado.

11.5 Cuidados médicos para os menores que viajam sozinhos
Todos os passageiros com 21 anos ou mais jovens, devem ter pelo menos um passageiro de 21 anos a viajar com eles no mesmo camarote. Um menor que não viaje com um dos progenitores ou um responsável deverá apresentar uma carta de consentimento autenticada dos progenitores ou responsáveis, a autorizar o tratamento médico em caso de emergência. Esta carta deve ser apresentada a um representante da Norwegian Cruise Line no porto. Falha na apresentação dessa carta no embarque pode resultar em recusa de embarque. Não há nenhum reembolso no caso de recusa de embarque.

11.6 Cuidados Médicos a bordo
Os passageiros têm direito a medicação gratuita para o enjoo. Podem ser cobrados os honorários habituais para todos os outros serviços. Medicamentos de uso comum são mantidos a bordo e podem ser comprados no gabinete do médico do navio. Dramamine, Meclazine, Alka-Seltzer e aspirina estão disponíveis gratuitamente na receção.

11.7 Utilizadores de oxigénio
Assinámos um contrato de exclusividade com Necessidades Especiais no Mar (Special Needs at Sea) para ser o único fornecedor de oxigénio e serviços de mobilidade a bordo da nossa frota. Eles são a única empresa autorizada a entregar e fornecer todo o equipamento auxiliar de mobilidade, incluindo cadeiras de rodas padrão (não-motorizadas) e equipamentos elétricos (motoretas), equipamento de oxigénio para uso durante o cruzeiro ou passeios para os passageiros que pré-organizaram o serviço com a Necessidades Especiais no Mar (Special Needs at Sea). Por favor note, que não é permitido em qualquer navio da Norwegian Cruise Line oxigénio líquido nem será entregue pelo fornecedor em circunstância alguma. Por favor contacte o seu agente de viagens sobre assuntos desta natureza.

11.8 Diálise
A Norwegian Cruise Line não realiza diálise a bordo e não tem equipamento a bordo para assistir os passageiros com qualquer tipo de tratamento de diálise.
Se realizar diálise peritoneal (diálise auto-administrada) teremos o maior prazer em recebê-lo a bordo. Você é responsável por trazer todo o equipamento, solução, e materiais (tome as providências necessárias para que este seja entregue por uma empresa de fornecimentos médicos). Se a companhia de suprimentos médicos entregar a solução, devem fornecer-nos informação do motorista da entrega, para que lhe possa ser dada permissão para a entrada do cais. Se precisar de Hemodiálise, note que os nossos navios não estão equipados para lidar com essas necessidades. Não tratamos de quaisquer preparativos para tratamentos de diálise a serem realizados enquanto o navio está em cada porto. E pode haver circunstâncias imprevistas que impeçam que o navio chegue aos portos programados (tempo, falha mecânica, emergência médica).

11.9 Gravidez
A Norwegian Cruise Line não aceitará passageiras que tenham entrado na 24ª semana de gravidez, na altura em que a viagem com a companhia esteja concluída. É necessária uma declaração do médico da gestante (obrigatório papel timbrado), declarando a data prevista do nascimento e aptidão para viajar. Não seremos responsáveis nem responsabilizados por quaisquer complicações da gravidez que surjam ou ocorram durante o cruzeiro.

11.10 Utilizadores de cadeira de rodas em camarotes com acesso a cadeiras de rodas
Os passageiros que necessitam do uso de uma cadeira de rodas a tempo inteiro devem providenciar a sua própria cadeira. Cadeiras de rodas motorizadas e Motoretas também são bem-vindas; no entanto, devem ser alimentadas por baterias de gel. Devido aos regulamentos de segurança, a Norwegian Cruise Line não aceitará a bordo dos navios cadeiras de rodas movidas a baterias húmidas ou de ácido. O carregador de bateria de cadeira de rodas deve ser adaptável a voltagem 110. Por favor, envie todas as informações sobre as dimensões e peso da cadeira de rodas para o seu agente de viagens. Tenha em conta que ao reservar um camarote com acesso especial para cadeiras de rodas deverá preencher um formulário, o qual será enviado (automaticamente) no momento da reserva. Para que a Companhia possa satisfazer todos os clientes com necessidades especiais, deverá preencher todos os requisitos médicos solicitados, especialmente se os clientes necessitarem de camarotes especiais para cadeiras de rodas. 11.11 Utilizadores de cadeira de rodas que não viajem em camarotes para cadeiras de rodas Se precisar de uma cadeira de rodas e não viajar num camarote com acesso a cadeira de rodas, por favor, note que a sua cadeira de rodas deve ser desmontável/dobrável.

11.12 Política de cadeiras de rodas em lanchas
Para garantir a segurança dos nossos passageiros e tripulantes, as cadeiras de rodas não podem ser usadas para transferir do navio para uma lancha. Os passageiros em cadeiras de rodas não podem, consequentemente, participar em certas atividades ou programas nos portos em que o desembarque é feito por lanchas.
Norwegian Cruise Line: Política de Acessibilidade ao Cruzeiro
Sempre tivemos uma política inclusiva para todos os clientes, incluindo aqueles com deficiência e damos as boas-vindas a todos os clientes a bordo de todos os nossos navios. Temos um coordenador dedicado a acessibilidade na nossa sede para lidar com as questões de acessibilidade e, recentemente, instituímos um programa de treino para os funcionários de terra sobre as questões de acessibilidade.

12. Quais são os regulamentos alfandegários?
As taxas portuárias/alfandegárias podem variar dependendo do itinerário e estão sujeitas a alteração. Consulte a bordo, com o Ministério dos Negócios Estrangeiros ou com as respetivas autoridades alfandegárias para informação mais atualizada.

Não é permitido levar para os Estados Unidos fruta fresca, produtos à base de carne, produtos de leite fresco ou plantas. Após a reentrada na EU vindo de países terceiros, aplicam-se certas despesas alfandegárias. Na melhor das hipóteses um adulto que regresse via aérea de um país terceiro para a EU, pode importar com isenção de impostos até 200 cigarros, um litro de bebidas espirituosas, quatro litros de vinho, 16 litros de cerveja e 430 Euros de outros bens.

Só pode embarcar no porto designado para o embarque.

Há na sua documentação eletrónica dois horários importantes a ter em conta. Um é a hora de embarque e o outro a hora de partida:

  • A hora de embarque é quando deverá chegar ao terminal de cruzeiros. Não chegue mais cedo do que uma hora antes da hora de embarque indicada na documentação eletrónica, porque regulamentos de segurança poderão proibir a entrada mais cedo.
  • Hora de partida é quando o navio parte. Recomendamos vivamente que embarque o mais tardar até duas horas antes da hora da partida indicada na documentação. Isto dar-lhe-á tempo suficiente para completar o seu check-in no terminal de cruzeiros antes de embarcar; o formulário de Check-in Online deve estar preenchido antes da chegada – pelo menos quatro dias antes da data da partida. O check-in encerra uma hora antes da partida.


No embarque há comida e bebidas disponíveis a bordo.

Favor notar que os passageiros não poderão embarcar depois do check-in ter encerrado. Os passageiros que cheguem atrasados poderão embarcar num outro porto de escala aprovado no itinerário do cruzeiro. Esses clientes serão responsáveis por todas as taxas aplicáveis e pelas despesas de viagem para o tal porto de escala.

O preço do cruzeiro inclui alojamento, refeições e entretenimento (a menos que o jantar faça parte de um espetáculo de entretenimento) a bordo do navio, bem como taxas governamentais e portuárias.

Com o nosso novo conceito Premium Tudo Incluído (Premium All Inclusive), disponível em todos os nossos navios, todos os passageiros a partir dos 2 anos têm incluído no preço do cruzeiro, refrigerantes, água e sumos, enquanto passageiros a partir dos 21 anos (inclusive) têm ainda bebidas espirituosas, cerveja de pressão e engarrafada, cerveja light, vinho ao copo e cocktails (até um valor de US$15 por bebida) em todos os bares e restaurantes a qualquer hora durante o cruzeiro. Também incluído está uma grande oferta de cafés Lavazza servidos em todos os restaurantes à refeição e ainda uma garrafa de água por pessoa por dia no camarote. As taxas de serviço afetas às bebidas incluídas no conceito Premium Tudo Incluído, bem como as gratificações também estão incluídos no preço.

Para passageiros em suites e no The Haven (categorias de camarote que começam com as letras H e S), o preço inclui ainda, um pacote de jantares nos restaurantes de especialidade: Cagney’s Steakhouse, Teppanyaki, Le Bistro, La Cucina, Margaritaville and Moderno Churrascaria. Usufruirão ainda de 250 minutos de wifi gratuita e US$100 de crédito a bordo por camarote. Para mais detalhes sobre o conceito Premium Tudo Incluído por favor contacte a James Rawes Turismo.

Itens de natureza pessoal não estão incluídos no preço do cruzeiro, tais como certas bebidas alcoólicas e bebidas do mini-bar, cafés (não servidos nos restaurantes durante a refeição), taxa de serviço de room-service (não aplicável ao pequeno almoço continental até às 10h00 ou nas suites e The Haven a passageiros com serviço de butler), tratamentos de beleza e spa, pistas de bowling, casino, excursões em terra, classes especiais de ginástica, seminários a bordo, limpeza a seco e lavandaria, compras nas lojas de bordo, fotografias, telefonemas do navio para terra, ligações via satélite para telefones móveis, emails, internet, faxes, assim como taxas de serviços não estão incluídos.

Favor notar que a fim de cumprir com as normas fiscais espanholas, somos obrigados a cobrar o IVA espanhol em itens aplicáveis comprados a bordo dos cruzeiros com partida / chegada a Barcelona, assim como em todos os cruzeiros, enquanto o navio estiver em águas espanholas. Os itens aplicáveis são, entre outros, bebidas alcoólicas, itens do minibar, itens a retalho e taxa nominal para jantar nos restaurantes de especialidade.

Favor notar que devido aos regulamentos da Guarda Costeira não poderá guardar os seus tacos de golf no camarote. Os tacos serão guardados num armário seguro da Norwegian Cruise Line para esse efeito, para o qual há uma taxa de serviço. Se reservou um dos pacotes de hotel também deverá pagar os custos das refeições e bebidas no seu hotel pré/pós cruzeiro. Os pacotes de hotel na Europa incluem pequeno-almoço.

Conta de bordo
A moeda a bordo dos navios é o US Dólar. Contudo, não necessita de andar com quantias avultadas de dinheiro a bordo porque fizemos com que o pagamento das despesas a bordo seja muito fácil. Quando faz o check-in no cruzeiro, é aberta uma conta de bordo onde todas as compras feitas no navio serão debitadas.

Certifique-se que no dia do embarque estabelece um método de pagamento: com cartões de crédito como Visa®, MasterCard® ou American Express ou em alternativa com traveller’s cheques em US Dólares ou em dinheiro (numerário). Favor notar que não aceitamos cartões Eurocheque (cartão de débito).

Para ativar a sua conta a bordo, serão necessários os dados do seu cartão de crédito, a fim de obtermos aprovação do seu banco. Mais informamos que durante a viagem e dependendo das despesas efetuadas a bordo, é possível que venha a ser necessário contactar com o seu banco/instituição de crédito de forma a aumentar o plafond de crédito inicialmente autorizado. Alguns bancos retêm o valor bloqueado em conta no seu cartão de crédito durante 30 dias, mesmo quando todas as despesas já estão pagas. Se tal acontecer o seu plafond de crédito em cartão estará temporariamente deduzido do valor bloqueado. Os valores temporariamente bloqueados no seu cartão de crédito, são da exclusiva responsabilidade do seu banco/instituição de crédito.

Se optar por pagar a sua conta com dinheiro ou traveller’s cheques, será necessário um depósito adiantado de USD$ 300 por pessoa (cruzeiros de 7 noites), USD$ 150 por pessoa (cruzeiro até 6 noites) ou USD$ 450 por pessoa (cruzeiros de 8 noites ou mais, sujeito a alteração na altura do check-in). Pode depositar-se mais dinheiro dependendo do que o passageiro planeia gastar. Se op passageiro exceder a quantia depositada, a conta será fechada a gastos futuros. Os depósitos podem ser feitos durante o cruzeiro. Contudo, os reembolsos de qualquer excedente, só serão feitos no dia do desembarque. Numerário em US Dólares pode ser usado para liquidar a conta no fim do cruzeiro. Traveller's Cheques Americanos podem ser trocados a bordo e são o mesmo que dinheiro. Não há taxas por usar Traveller's Cheques a bordo. Cheques pessoais não são aceites a bordo nem podem ser trocados. Se o limite for excedido, será deixado um aviso no camarote pedindo um depósito adicional. Cheques pessoais ou outras moedas que não o Dólar Americano não podem ser aceites a bordo. A única exceção são os cruzeiros Europeus onde são aceites depósitos em Euros. O depósito em Euros será o equivalente aos valores por pessoa em US Dólares informados acima. É possível trocar Euros mediante uma taxa.Qualquer depósito excedente ser-lhe-á reembolsado no fim do cruzeiro em US Dólares.

Favor notar que se pretender trocar o excedente desse depósito para Euros, será aplicada uma taxa de conversão de moeda estrangeira. Os passageiros que optaram pelo depósito em dinheiro terão de dirigir-se à zona da receção na manhã do desembarque para a liquidação/acerto final da conta.

Ao fazer uma compra a bordo, os passageiros têm de mostrar o cartão chave do camarote, assinar o nome e indicar o número do camarote. Os passageiros receberão uma cópia de cada talão que assinem, e no fim do cruzeiro a conta final detalhada. Favor notar que os jogos/apostas no casino não poderão ser debitados à sua conta de bordo.

Na noite anterior ao desembarque o extrato da sua conta será entregue no seu camarote. Questões sobre qualquer discrepância deverão ser tratadas na receção antes de sair do navio. Favor notar que jogos no casino não podem ser debitados à sua conta de bordo.

Na noite anterior ao desembarque o seu extrato de conta ser-lhe-á entregue no camarote. Questões relacionadas com qualquer discrepância deverão ser tratadas na receção antes de sair do navio. Recomendamos que faça isso logo que possível, a fim de evitar atrasos no dia do desembarque. Se registou um cartão de crédito e o seu extrato está correto, no dia do desembarque pode simplesmente sair do navio com o seu cartão chave. Por favor note que quaisquer compras feitas depois do extrato final ser emitido, não serão automaticamente debitadas ao seu cartão de crédito e terá de pagar esses extras na receção no dia do desembarque. Exceção a esta regra são itens do minibar consumidos na última noite do cruzeiro, os quais serão debitados ao seu cartão de crédito.

Por favor lembre-se que é sempre melhor ter uma pequena quantia na moeda local para despesas imediatas à chegada ao seu destino ou para quaisquer compras que possa fazer nos portos de escala. Traveller’s cheques e a maior parte dos cartões de crédito são aceites nos portos que visitamos.

Taxa de serviço
Estamos confiantes de que vai gostar da experiência Freestyle Cruising e que toda a nossa tripulação lhe proporcionará os padrões de serviço pela qual a Norwegian Cruise Line é conhecida. Uma taxa de serviço opcional de USD$ 13,50 por pessoa e por dia (para as categorias Estúdio, Interior, Exterior, Varanda e Mini Suite; e USD$ 15,50 por pessoa e por dia para as Suites e The Haven; passageiros com menos de três anos não pagam) será automaticamente adicionada à conta de bordo de todos os camarotes. Esta taxa será partilhada entre todos funcionários, incluindo o pessoal do restaurante, camareiros e outros nos bastidores, que providenciam serviços que melhoram no todo a experiência do seu cruzeiro. Estas taxas de serviço podem ser pré-pagas antes de fazer o seu cruzeiro, para isso basta informar o seu agente de viagens. Se tiver alguma ‘preocupação’ sobre o serviço que recebe durante o cruzeiro, por favor informe logo os funcionários da receção a bordo, para que possamos resolver o assunto atempadamente. No caso de não conseguirmos resolver o seu assunto, pode ajustar a taxa de serviço a bordo. No entanto pedimos-lhe que nos conceda um período de tempo adequado para corrigirmos o nosso serviço. A nossa prioridade é termos a oportunidade de resolver o seu problema para sua satisfação tão rápido quanto possível e que qualquer ajuste necessário seja feito com esse objetivo. Se a taxa de serviço for paga antecipadamente antes da partida, não é possível ser reembolsada a bordo e terá de pedir o reembolso por escrito, se for caso disso, ao seu agente de viagens, após o seu regresso a casa. O pedido de reembolso precisa de incluir um formulário de reclamação que deverá ser preenchido a bordo durante o cruzeiro.

Gratificações/Gorjetas
Ao contrário da maioria dos outros navios na indústria dos cruzeiros, não é necessário nem recomendado gratificar nos nossos navios, serviços que são geralmente prestados a todos os passageiros. Os passageiros não se deverão sentir obrigados a gratificar por bom serviço. Contudo, todos os nossos funcionários são encorajados a “se superarem”, e assim poderão aceitar gratificações em dinheiro completamente ao critério dos nossos passageiros que desejem recompensar alguns empregados por um serviço excecional e notável. Por outras palavras, não há realmente necessidade de gratificar mas deverá sentir-se livre para o fazer se desejar reconhecer e recompensar algum(ns) indivíduos em particular.

Além disso, certos postos do pessoal providenciam serviços numa base individual somente a alguns passageiros (ex. Serviço de bebidas) e não beneficiam da taxa de serviço geral. Encorajamos esses passageiros a reconhecer o bom serviço desses empregados com gratificações apropriadas. Por exemplo, para os passageiros que compram bebidas de bar, a gorjeta recomendada de 18% é automaticamente adicionada à sua conta final. Da mesma forma todos os navios têm uma taxa de serviço de 18% para as opções de jantar, que não estão incluidas no preço do cruzeiro bem como para todos os serviços de spa e salão de beleza.

A atmosfera internacional a bordo dos nossos navios é uma das razões pelas quais são tão especiais. O idioma a bordo é o Inglês, e por isso recomendamos que tenha um conhecimento básico da língua quando viajar com a Norwegian Cruise Line, mas a nossa tripulação e passageiros vêm dos quatro cantos do mundo.

Para perguntas e questões especiais, pode sempre contactar a nossa hospedeira internacional e multilingue presente na maioria dos nossos navios. Para assegurar que apreciará devidamente as nossas opções de jantares a bordo, os menus dos restaurantes em todos os nossos cruzeiros estão disponíveis não só em Inglês mas também em Francês, Alemão, Italiano e Espanhol. Há menus em Russo nas duas salas de jantar principais a bordo dos nossos navios na Europa. Em alguns dos nossos itinerários Europeus e em datas de partida específicas, também oferecemos além das excursões em terra em Inglês, em Alemão, Italiano e Espanhol, e em excursões selecionadas guia em Francês (sujeito a um número mínimo de 30 participantes). Peça mais detalhes à nossa equipa da Excursões.

Todos os dias, o diretor de cruzeiro lhe apresenta coisas interessantes para ver e fazer. O Diário Freestyle a bordo é a melhor forma de saber todos os eventos do dia, horários dos espetáculos, vendas especiais, e muito mais. No início do seu cruzeiro, junte-se a nós para a Apresentação Freestyle Cruising, onde ficará a saber mais acerca da liberdade, diversão e flexibilidade dos cruzeiros Freestyle. Tenha depois uma visita guiada para se familiarizar com todas as áreas públicas do navio. Consulte o Diário Freestyle que receberá à chegada, após o check-in no terminal de cruzeiros, para mais informações. Durante o cruzeiro, uma cópia preliminar do Diário Freestyle é entregue no seu camarote todas as noites para que possa planear o divertimento para o dia seguinte. Pode escolher entre aulas de fitness ou informática, provas de vinho e programas de culinária ou noites de Karaoke, Bingo e competições desportivas; haverá certamente algo indicado para si entre toda a variedade. Se o que procura é relaxar, também o vai conseguir a bordo. Experimente o nosso spa e oásis de bem estar. Ou simplesmente absorva o sol, deitado numa espreguiçadeira confortável. Nas páginas seguintes encontrará uma pequena seleção do que o espera a bordo.

Relaxe no Spa Mandara®
Está na altura de ser mimado. Os Spas Mandara® presentes em toda a nossa frota, oferecem o máximo em relaxamento e rejuvenescimento. Pode desfrutar de tratamentos baseados nos métodos tradicionais Asiáticos, tais como a Massagem de Pressão de Bali ou o Envoltório de Java de Mel e Vapor (Javanese Honey Steam Wrap). As marcações para estes serviços deverão ser feitas logo que chegue a bordo. O uso do spa na maioria dos navios, bem os tratamentos de beleza & bem-estar não estão incluídos no preço do seu cruzeiro.

Fique em forma no nosso centro de fitness
Nos centros de fitness a bordo dos navios da Norwegian, pode ‘trabalhar’ diariamente das 06:00 às 23:00 (as horas de abertura podem variar ligeiramente em cada navio) e apreciar uma vista diferente todos os dias. Também oferecemos aulas de fitness e seminários com treinadores pessoais. Os temas abordados podem incluir os seguintes: yoga e/ou Pilates, alongamento e relaxamento, aulas de aeróbica / spinning / step e treino de circuitos. Por favor note que algumas das classes / seminários são pagos. É claro que também pode praticar desportos ao ar livre nas pistas de jogging ou nos campos de basquete / voleibol. Em alguns navios são também possíveis partidas de ténis. E para os amantes de adrenalina há uma parede de escalada no Norwegian Epic, Gem e Pearl.

Compras a bordo – livres de taxas e impostos
À exceção dos itinerários no Havai, as nossas lojas de bordo transportam artigos livres de taxas e impostos (duty-free) tais como bebidas, tabaco, perfumes e cosméticos, bem como vestuário de praia e de viagem. Também encontrará relógios de designers, peças de joalharia entre outros. Favor notar que, para que possamos cumprir as normas fiscais Espanholas, somos obrigados a cobrar o IVA Espanhol em certos artigos a retalho comprados a bordo dos cruzeiros de/para Barcelona bem como em todos os outros cruzeiros enquanto o navio permanecer em águas Espanholas.

Casinos no Mar
Tente a sua sorte nos melhores casinos no mar! Blackjack, Roleta e slot machines são apenas uma pequena seleção do que os nossos casinos premiados têm guardado para si. E se precisar de uma apresentação, experimente as nossas lições grátis de jogo. Favor notar que é expressamente proibido tirar fotografias e/ou filmar no casino. Devido à legislação, não existe casino no Pride of America. Em todos os outros navios temos um casino que pode ser usado por todos os passageiros com 18 anos ou mais.

Leve para casa um tesouro dos nossos Leilões de Arte no Mar
Quer seja um aficionado em arte ou tenha apenas interesse em ver um leilão ao vivo, irá gostar de um dos nossos leilões de arte no mar. Cada cruzeiro oferece-lhe a possibilidade de comprar obras de arte excecionais de talentos de renome tais como Pablo Picasso e Salvador Dali com descontos sobre os preços normais das galerias. Qualquer item que compre pode ser emoldurado ao seu gosto e enviado para sua casa. Os leilões de Arte no mar efetuam-se duas ou três vezes em cada cruzeiro. Veja o Diário Freestyle a bordo para mais informações sobre estes leilões.

Biblioteca a bordo
Um cruzeiro é uma excelente oportunidade para ler um bom livro ou dois e verá que a nossa biblioteca a bordo é o local ideal para isso. Claro que também pode pedir livros emprestados da nossa vasta seleção (a bordo do Norwegian Epic não há biblioteca disponível).

Capte as suas recordações com o nosso fotógrafo de bordo
Cada um dos nossos navios tem um fotógrafo a bordo, que o pode ajudar a recordar o seu cruzeiro da maneira que deseja. Seja uma aventura num porto de escala, um evento especial a bordo do navio ou fotos com o capitão e tripulação, ajudamo-lo a tirar o máximo partido de qualquer ocasião.

Serviços de lavandaria
Não seria bom regressar do seu cruzeiro com a roupa toda limpa, como quando chegou? Pode fazê-lo, graças ao serviço de lavandaria de bordo da Norwegian Cruise Line. Lavandaria, limpeza a seco, remoção de nódoas e serviços de engomadoria estão disponíveis a um pequeno custo adicional. Consulte o formulário de pedido dos serviços de lavandaria no seu camarote para mais informações. Um funcionário recolherá a roupa diretamente no seu camarote e devolve-lha limpa e dobrada. Isto é que são férias.

Refeições Freestyle – foi assim que começaram os cruzeiros Freestyle. Sem horários fixos para jantar ou marcação de lugares, terá mais liberdade durante todo o cruzeiro de férias. Com tantos lugares diferentes para comer a bordo, pode experimentar todas as opções de refeições – e se quiser, há uma diferente todos os dias.

Incluído no preço do seu cruzeiro há duas opções principais de refeições oferecendo uma seleção tentadora de pratos principais, os nossos abundantes buffets com especialidades feitas ao momento e uma variedade de cafeterias, churrasqueiras e opções prontas a levar. Desde pão acabado de fazer, sobremesas e pastelaria aos pratos originais dos nossos chefes e refeições vegetarianas feitas com os ingredientes mais frescos, tudo é criado para o satisfazer e deliciar. Assim, se procura uma vasta variedade de opções de menu ou simplesmente prefere fazer novos amigos partilhando a mesa do jantar, as nossas salas de jantar principais podem ser a escolha acertada. Até tem a possibilidade de jantar com os Oficiais. E se jantar de pijama na cama for uma opção, o serviço de quarto está à sua disposição 24 horas por dia (aplica-se uma taxa de entrega da meia noite às 05:00).
Para além de todas as opções gratuitas disponíveis para jantar, a Norwegian Cruise Line também foi pioneira no conceito dos restaurantes de especialidade. Com uma taxa que varia entre os USD 15 e os USD 49 por pessoa (sujeito a alteração), pode experimentar um mundo de gastronomias e ambientes diferentes – desde o melhor bistrot Francês no mar aos tradicionais pratos Italianos servidos num cenário estilo trattoria. Talvez prefira um jantar mais tradicional na nossa churrascaria de assinatura, ou se estiver na disposição, observe os nossos chefs Hibashi prepararem pratos deliciosos junto à mesa no Teppanyaki. Os nossos restaurantes de especialidade também trabalham a pensar nas famílias, porque as crianças até 3 anos não pagam. Crianças dos 4 aos 12 anos podem escolher entre um Menu de Crianças gratuito ou do Menu de Crianças do restaurante de especialidade a metade do preço.
E, na maioria dos nossos navios, as suas crianças ainda podem escolher o seu próprio espacinho de refeições com todos os seus pratos favoritos. Todos os nossos restaurantes têm cadeiras altas disponíveis.

Infelizmente, não conseguimos atender a necessidades dietéticas muito específicas. Por favor informe-nos de alguns requisitos que possa ter ao fazer a sua reserva e nós informaremos qual/quais deles poderemos atender. Na primeira noite ao jantar, reconfirme o seu pedido com o Maitre d’Hotel.
Os horários de abertura dos restaurantes estão publicados no Diário Freestyle. Regra geral os restaurantes estão abertos para jantar das 17:30 horas até à meia-noite, sendo a última admissão às 22:30 horas. Para os populares restaurantes de especialidade, recomenda-se que faça uma reserva, que poderá fazer a bordo. Por favor tenha em atenção a política de cancelamentos que receberá com a confirmação da sua reserva. Para os restaurantes principais não é necessário reservar. Ocasionalmente, poderá ter de esperar para se sentar. A bordo dos nossos navios, há ecrãs eletrónicos localizados à entrada dos restaurantes e nas áreas públicas, que mostram em tempo real a disponibilidade das mesas em todos os locais de refeições. Se o restaurante que escolheu estiver cheio, ser-lhe-á dado um beeper através do qual será informado assim que a sua mesa estiver pronta. Durante as refeições será servida água gelada, chá e café sem custos. Ao pequeno-almoço, alguns sumos também estão incluídos. Todas as outras bebidas serão debitadas à sua conta de bordo.
Favor notar que os restaurantes são designados áreas de Não Fumadores.
Se é um conhecedor de vinhos, então vai adorar o nosso programa de vinhos de especialidade. Oferecemos vinhos de especialidade de todo o mundo, cuidadosamente selecionados. Peça para ver a nossa carta de vinhos de especialidade e de certeza encontrará a seleção perfeita para qualquer refeição ou ocasião. Há vinhos disponíveis em todos os restaurantes e também podem ser entregues no seu camarote. Se quer aprender mais sobre o mundo do vinho, oferecemos aulas e sessões de degustação de vinhos.

Nos nossos navios encontrará uma grande variedade de bares e lounges e estão abertos até de madrugada para que possa aproveitar ao máximo cada noite no mar. Quer procure um canto sossegado no bar de vinho ou ‘entrar na onda’ na pista de dança, você encontrará o lugar perfeito para cada ocasião. Nos teatros a bordo oferecemos-lhe uma variedade de programas de entretenimento, com musicais, truques de magia, comédia, etc. E regra geral existem duas atuações por noite para que possa jantar quando lhe apetecer.

Os cruzeiros Freestyle não são nem muito ‘aperaltados’ nem muito informais. De facto, verá que há apenas dois tipos de vestuário que irá precisar. O nosso mais recente evento, a Noitada Norwegian, é a oportunidade perfeita para se mimar no spa e depois arranjar-se para uma noite de cocktails, jantar elegante e grande divertimento. É a sua oportunidade de tirar uma fotografia com a sua família, com aquele alguém especial ou até com o Capitão. Também poderá querer vestir-se todo de branco para a nossa icónica festa White Hot Party. A atmosfera na sala de jantar a meio do navio, no buffet e na maioria dos restaurantes de especialidade é contemporânea, por isso traje de cruzeiro informal está perfeito. Para as senhoras, vestidos de verão, saias, calças normais ou corsários, calções, jeans e tops. Caquis, jeans, calções e camisas informais, estão bem para os homens. Trajes de praia são apenas aceites no buffet e churrasqueiras exteriores, no entanto são necessários uma camisa ou uma parte de cima e calçado.

Se escolher a atmosfera mais sofisticada da sala de jantar principal da popa ou o Le Bistro, recomendamos que os homens usem jeans ou calças com uma camisa de colarinho e sapatos fechados. Para as senhoras calças ou jeans, vestidos, saias e tops. A exceção é no dia do embarque onde todos os locais de refeição são informais.

Calções Bermuda tradicionais e meias altas, mocassins e um blazer são aceites num cruzeiro nas Bermudas.

Queremos que esteja confortável, mas camisolas de cava para homem, chinelos de enfiar o dedo, bonés de baseball, palas e jeans que estejam excessivamente desbotadas, com buracos ou rasgões e usadas abaixo da anca, não são permitidos em nenhuma das salas de jantar principais ou nos restaurantes de especialidade. Crianças de 12 anos ou menos podem usar calções em todos os nossos restaurantes. Algodões frescos são essenciais nas regiões tropicais; como as noites podem ser mais frescas, lembre-se de pôr na mala um casaco de malha ou um casaco. Artigos quentes, tais como uma camisola ou um casaco quente impermeável, serão necessários nos cruzeiros no Alasca e no Norte da Europa. Por favor note que como é costume nos Estados Unidos, os restaurantes e áreas públicas estão climatizados para o fresco.

Claro que pode ajustar a temperatura no seu camarote de acordo com a sua preferência. Lembre-se de trazer roupa e calçado desportivo para o centro de fitness. Para os dias em porto, roupas e sapatos confortáveis são os mais aconselhados.

Tenha em mente que a sua escolha de vestuário para as Excursões em Terra, deverá respeitar a mentalidade e cultura do país anfitrião e que em alguns lugares religiosos os visitantes deverão usar roupa que cubra os ombros e os joelhos.

Cruzeiros Freestyle não são apenas para adultos. As crianças também têm muito por onde escolher. A nossa Academia Splash e Entourage, que é gratuita nos dias de mar, oferece ambientes seguros e supervisionados onde as suas crianças podem brincar, conhecer outras crianças e aproveitar uma variedade de atividades lúdicas. Há quatro grupos de idades diferentes: os Guppies (dos 6 meses aos 2 anos; em conjunto com os pais), os Turtles (dos 3 aos 5 anos), os Seals (dos 6 aos 9 anos) e os Dolphins (dos 10 aos 12 anos). Entourage é o nosso programa para adolescentes dos 13 aos 17 anos. As crianças mais novas poderão desfrutar de coisas como pintar, fazer pizas e caça ao tesouro no Kid’s Crew. O Teen’s Crew oferece coisas como Wii™, Xbox™ e música de dança. Os programas variam por navio e dependem do número de participantes. Ambos os programas oferecem horário alargado, para que os pais tenham bastante tempo para fazer algo diferente de serem pais. No Norwegian Epic, Norwegian Jewel e Norwegian Gem, não se esqueça de verificar o nosso entretenimento em família com o Nickelodeon™, onde crianças, adolescentes e até adultos irão desfrutar de atividades imaginativas e entretenimento, incluindo jogos interativos e a oportunidade de conhecer as suas personagens favoritas Nickelodeon, como o SpongeBob e Dora a Exploradora.

Desfrute do serviço de babysitting
Está disponível um serviço de ‘group-sitting’ para crianças dos dois aos doze anos, mediante o pagamento de uma taxa nominal à noite, bem como nos dias em porto. Babysitting privado não está disponível. Por favor consulte o Diário Freestyle a bordo para o horário de operação mais atualizado. Pais com crianças participantes que não estejam treinadas para ir ao bacio, receberão um beeper e serão alertados quando a criança precisar de ser mudada (o alcance é limitado a bordo do navio). Favor notar que devido aos regulamentos de Saúde Pública dos Estados Unidos, crianças que usem fralda ou ‘pull-ups’ incluindo calções ou fatos de banho, não estão autorizadas a utilizar as piscinas ou jacuzzis.

Tem duas possibilidades de reservar as suas excursões favoritas antecipadamente, para ter a certeza que terá lugar nas excursões que escolheu. Logo que o seu cruzeiro em opção seja uma reserva fixa, pode reservar as suas excursões em terra. Por favor note que quaisquer excursões reservadas antecipadamente têm de ser pagas por cartão de crédito na altura da reserva. Pode fazer a reserva das suas excursões até dois dias antes do seu cruzeiro.

Internet: Visite o portal www.ncl.eu e clique em Excursões em Terra. Para a reserva faça o log in em “My NCL”.

Todos os preços são em US Dólares, capacidade controlada e sujeitos a alteração sem aviso prévio. Preços apenas para o Havai, NÃO INCLUEM a Taxa Estatal Havaiana (4,166%) que é aplicada em todas as Excursões em Terra. Os preços incluem refeições, refrescos, conforme indicado na descrição da visita (incluindo gratificações para estes serviços), mais guia e entradas, salvo indicação em contrário. Crianças com menos de 2 anos (à data da partida) que não ocupem um lugar sentado, são grátis na maioria das excursões. Os preços das crianças só estão disponíveis conforme indicado na altura da reserva. Participantes com menos de 13 anos de idade pagam preço de criança e os participantes de 13 anos ou mais pagam preço de adulto (salvo nota em contrário). Participantes com menos de 18 anos de idade devem estar acompanhados por um adulto em todas as visitas. Devido a limitações de peso e equilíbrio bem como para a segurança e conforto dos passageiros, pessoas que pesem 113 kg ou mais (completamente vestidas), terão de pagar uma taxa para reserva de espaço extra no helicóptero e em todas as visitas aéreas.

Para qualquer arranjo feito antes do seu cruzeiro referente a excursões em terra, será cobrado na mesma moeda da sua reserva. O preço de venda atual do USD será convertido na moeda aplicável para que possa ser pré-pago. Na eventualidade de cancelamento dos seus arranjos a bordo antes do seu cruzeiro o reembolso será feito diretamente ao seu cartão de crédito. Para cancelamentos feitos durante o cruzeiro, os reembolsos serão mencionados na sua conta de bordo ao preço de venda do USD e qualquer saldo será reembolsado em USD. Taxas de câmbio para a moeda padrão do seu cartão de crédito serão baseadas na taxa de câmbio atual determinada pelo provedor do seu cartão de crédito.

Todos os nossos navios estão equipados com modernos telefones via satélite para fácil comunicação costa-navio.

Número de telefone central para todos os navios: 001 732 335 3280 (a partir de USD 7,95 por minuto).
Para os amigos e família que ficaram em casa: por favor tenha em mente a respetiva diferença horária se quiser contatar um dos nossos passageiros a bordo e não se esqueça de ter à mão o nome do navio, nome do passageiro, número do camarote e o número do seu cartão de crédito.

Código da área para todos os números de fax: 00870
Números de fax dos nossos navios:

Norwegian Dawn código da área + 331 13 07 11
Norwegian Dawn código da área + 765 04 67 38
Norwegian Gem código da área + 761 15 42 45
Norwegian Jade código da área + 764 58 92 59
Norwegian Jewel código da área + 764 45 33 13
Norwegian Pearl código da área + 764 65 07 41
Norwegian Sky código da área + 336 97 62 14
Norwegian Spirit código da área + 335 25 61 15
Norwegian Star código da área + 331 10 82 15
Norwegian Sun código da área + 331 11 09 14
Pride of America código da área + 336 97 84 11


Telemóveis e acesso à internet a bordo
A maior parte dos telemóveis standard (GSM ou CDMA, com standard U.S. 1900MHz), funcionam nas áreas em que navegamos. O serviço de roaming deverá ser definido antes da partida, e podem ser aplicados custos de roaming internacional. Mediante o pagamento de uma taxa, poderá usar o seu computador pessoal e dispositivos móveis para se ligar à nossa rede de internet sem fios Wi-Fi. Serviços de telefone e fax estão disponíveis, e são aplicados os preços navio-terra. A Norwegian Cruise Line oferece acesso à internet sem fio em toda a frota, em todas as áreas públicas 24 horas por dia. Este serviço também está disponível em todos os camarotes – exceto no Norwegian Sky e no Pride of America. Para além deste serviço existem Internet cafés em todos os navios.

Aplicam-se os seguintes preços:
Único USD 3,95 (para ativar a sua conta)
Por minuto USD 0,75
100 minutos USD 55,- (por minuto USD 0,55)
250 minutos USD 100,- (por minuto USD 0,40)

Há um médico e uma enfermeira a bordo de cada navio para providenciar cuidados médicos e serviços a preços habituais. Os fármacos frequentemente utilizados são mantidos a bordo e podem ser prescritos pelo médico do navio. Recomendamos a compra de um seguro de saúde e de viagem antes da sua partida. Favor notar que tanto as facilidades como o pessoal médico estão apenas equipados para providenciar os cuidados médicos básicos. Não podemos prestar cuidados a pessoas com condições que requeiram conhecimento ou equipamento especializados. Passageiros com tais condições, ou na eventualidade de uma emergência, podem ser evacuados por sua conta própria. Favor notar que os nossos navios não estão equipados com estação de diálise.

Um cruzeiro é sem dúvida, um cenário excecional para celebrar um acontecimento especial. Quer seja uma garrafa do melhor champanhe para uma ocasião especial, uma bandeja de hors d’oeuvres gourmet ou apenas algo distinto para iluminar um camarote, as escolhas do Bon Voyage e Special Gift têm tudo. Também providenciamos arranjos especiais para luas-de-mel e aniversários de casamento. Por favor informe o seu agente de viagens do seu pedido pelo menos duas semanas antes do seu cruzeiro.

Certificados de Oferta
Qual é a maneira mais fácil de ter a certeza que o seu presente será exatamente o que os seus entes queridos querem? Compre-lhes um Certificado de Crédito a Bordo da Norwegian Cruise Line. Podem usá-lo na compra de quase qualquer item a bordo do navio e estão disponíveis em incrementos de USD 25. Certificados de Oferta Mandara Spa®: podem ser usados na compra de qualquer serviço ou artigo de spa. Para mais informações contacte o seu agente de viagens.

Acabou de chegar a bordo e já está a planear o seu próximo cruzeiro com a Norwegian Cruise Line? A bordo tem a possibilidade de comprar ‘vouchers’ de Fidelização de Cruzeiros Freestyle (Freestyle Cruise Rewards) para um cruzeiro futuro com a Norwegian, no valor de USD 250 cada (O depósito será o equivalente em Euros. A taxa de câmbio é revista trimestralmente). Para agradecer a sua lealdade a Norwegian oferece-lhe um crédito a bordo de USD 100 cada, que pode usar no seu cruzeiro atual para se mimar no spa, gastar nas Lojas de Prendas ou fazer a Excursão Terrestre com que sempre sonhou. Pode usá-lo onde quiser. Favor notar que se aplicam termos e condições especiais a este programa. Informe-se com o Consultor de Cruzeiro a bordo para mais detalhes.
É tão fácil ganhar os seus USD 100,-:

  • Utilize o seu depósito de USD 250.- num cruzeiro futuro de seis noites ou mais, preenchendo o formulário existente a bordo e deixe-o na Receção ou entregue-o ao Consultor do Cruzeiro.
  • Não precisa de escolher logo na altura as datas ou os itinerários do seu(s) cruzeiro(s) futuro(s) – reserve apenas um cruzeiro e viaje nos próximos quatro anos.
  • Por favor note que os ‘vouchers’ de Fidelização de Cruzeiro (Cruise Rewards) só podem ser remidos em cruzeiros de seis noites ou mais.


Compre um máximo de quatro ‘vouchers’ de Fidelização de Cruzeiro (Cruise Rewards) por pessoa. Limite de um depósito de ‘vouchers’ de Fidelização de Cruzeiro (Cruise Reward) por um camarote futuro. Os ‘vouchers’ de Fidelização de Cruzeiro (Cruise Rewards) são totalmente transferíveis sem nenhum custo.

Lamentamos, mas não são permitidos animais de estimação a bordo, à exceção de animais de serviço.

A passageiros menores de 18 anos de idade não lhes é permitido comprar ou consumir álcool a bordo da nossa frota. Com consentimento parental, os passageiros dos 18 aos 20 anos podem comprar cerveja ou vinho para seu consumo pessoal quando o navio estiver a navegar em águas internacionais (exceto os cruzeiros no Alasca e Havai, onde os passageiros têm de ter 21 anos ou mais para comprar e consumir álcool de qualquer espécie). O consentimento parental para consumo de álcool só pode ser dado a bordo, acompanhado por um dos progenitores ou responsável legal presente para preencher o formulário Isenção de Bebidas Alcoólicas a Jovem Adulto (Young Adult Alcoholic Beverage Waiver) no balcão de Serviços a Passageiros. Não será aceite qualquer outro documento nem mesmo consentimento parental reconhecido pelo notário, desde que este tenha sido preenchido antes do cruzeiro. Passageiros com 18 anos ou mais podem consumir bebidas alcoólicas navegando em viagens de ida e volta na Europa sem ter preenchido o formulário de Isenção de Bebidas Alcoólicas a Jovem Adulto.
Passageiros com 21 anos ou mais podem levar para bordo garrafa(s) de vinho ou champanhe. Quando consumidas a bordo, há uma taxa de rolha de USD 15 por garrafa (750 ml) a somar à sua conta de bordo. Outras bebidas alcoólicas e licores não são permitidos levar para bordo para consumo. Quaisquer bebidas compradas num porto de escala ficarão armazenadas em segurança e disponíveis para ser levantadas em local a indicar, na última noite do cruzeiro. O Diário Freestyle informará o local e hora para a recolha. A Norwegian Cruise Line encoraja o uso responsável de álcool e ao mesmo tempo reserva-se o direito de permanentemente ou temporariamente revogar os privilégios de consumo de qualquer cliente que viole o Código de Conduta dos Passageiros da Norwegian Cruise Line ou quem seja considerado pela administração do navio como sendo um perigo para si próprio(a) ou outros. Abuso continuado de álcool enquanto navega e/ou violação da politica de álcool da Norwegian Cruise Line, pode resultar no desembarque imediato.

Dado que a saúde e o bem-estar dos clientes e tripulantes é da maior importância para a Companhia, a Norwegian Cruise Line efetuou alterações à política de fumadores para todas as viagens com início a partir de 01 de Novembro de 2014. A alteração tem como consequência a proibição de fumar nas varandas dos camarotes, e fumar nos casinos, limitando-se apenas aos jogadores. A bordo dos navios Norwegian Getaway e Norwegian Breakaway, é permitido fumar no 'passeio marítimo Waterfront' do lado estibordo, exceto nas áreas dos restaurantes exteriores. Todas as áreas públicas da frota são 'livres de fumo'. Se o passageiro fuma cigarros normais ou cigarros eletrónicos, pode continuar a fazê-lo nas áreas designadas para o efeito. Fumar cigarros, cigarros eletrónicos, charutos e cachimbo é permitido nas áreas públicas exteriores e nos decks ao ar livre, nos espaços designados pela direção do navio baseado nas características específicas do mesmo. Fumar, incluindo cigarros eletrónicos, é proibido em ou junto às áreas que servem comida, na pista de jogging, nos locais de desportos ao ar livre, nas áreas exteriores das suites The Haven e nas áreas das piscinas das crianças. Os jogadores ativos no Casino podem aí fumar cigarros durante o tempo do jogo. É proibido fumar cigarros em qualquer outro espaço ou local interior. Os passageiros não podem fumar cigarros, cigarros eletrónicos, charutos ou cachimbo nos camarotes ou nas varandas dos mesmos. É proibido fumar charuto e cachimbo nos camarotes e varandas. Os passageiros que fumem dentro do camarote ou na varanda terão de pagar uma taxa de limpeza de USD$ 250 a qual será debitada na sua conta de bordo. Se forem detetadas queimaduras de cigarro na mobília, lençóis, toalhas ou alcatifas, o passageiro será avisado e ser-lhe-ão cobrados os estragos. Os cigarros eletrónicos não podem ser usados nas áreas públicas onde a política de Não Fumar esteja em vigor; simplesmente porque estes cigarros são tão reais que podem induzir outros passageiros de que a política de Não Fumar não está a ser aplicada.

Todas as alterações ser-lhe-ão informadas se possível, antes ou com a confirmação da sua reserva. Para alterações que ocorram depois de ter recebido a confirmação da sua reserva, por favor consulte o separador Termos e Condições. Raramente acontece que a Norwegian Cruise Line necessite de alterar o itinerário com um curto prazo de antecedência do ou durante o cruzeiro. Estas alterações de última hora são sempre justificadas devido a circunstâncias graves e são feitas para sua própria segurança.

A Norwegian Cruise Line obedece aos mais altos padrões de construção naval do mundo. Todos os nossos navios satisfazem as especificações mais atuais da SOLAS (Safety of Life at Sea). Os nossos navios passam anualmente por várias inspeções governamentais de segurança e saneamento. No primeiro dia do seu cruzeiro, ser-lhe-á pedido que participe num exercício obrigatório de salva-vidas, onde aprenderá o que fazer em caso de emergência. Nessa eventualidade deverá dirigir-se ao ‘ponto de encontro’ (muster station) que lhe foi atribuído (informações detalhadas para se dirigir ao dito ‘ponto de encontro’ encontram-se atrás da porta do seu camarote). Recomendamos-lhe que tenha sempre o televisor do seu camarote no modo standby para obter toda a informação necessária através de um canal especialmente concebido para emergências. Os nossos navios visitam um grande número de portos em numerosos países à volta do mundo. Embora pouco provável, é possível ter uma paragem programada no que se tornou um “ponto de conflito” em termos de crime e/ou guerra ou ações terroristas. Por isso, pode ser necessário alterar o cruzeiro publicado ou o itinerário das Excursões em Terra. Tais alterações são para sua segurança e estão para além do nosso controle. Enquanto o seu conforto e segurança são as nossas prioridades máximas, não podemos garantir que esteja livre de todos os riscos associados a guerra, terrorismo, crime ou outras fontes potenciais de danos. Lembramos todos os passageiros que em última instância deverão assumir a responsabilidade das suas ações enquanto em terra. Recomenda-se vivamente aos passageiros e seus agentes de viagem a obter e analisar informações sobre as condições locais emitidas, por exemplo, por instituições governamentais na tomada de decisão de viajar.

Por razões de segurança, apenas passageiros com bilhete podem entrar nos nossos navios.

Todos os camarotes e suites têm um cofre para os seus artigos de valor. Note, contudo, que a Norwegian Cruise Line não é nem pode ser responsabilizada pela perda de ou algum dano aos artigos de valor deixados nos camarotes ou noutros lugares a bordo.

A voltagem a bordo é de 110 volts e parcialmente 220 volts AC. Para os aparelhos Europeus talvez necessite de um adaptador (norma Americana). Todos os camarotes e suites têm secador de cabelo. Algum equipamento elétrico necessita de baterias especiais. Leve-as de casa, pois certos tipos de baterias poderão não estar disponíveis em alguns portos.

À chegada ao porto de desembarque, os oficiais da alfândega e da imigração têm de ‘libertar’ o navio. Este procedimento demora geralmente cerca de duas horas. Tenha isto em consideração bem como o tempo do transfere do porto para o aeroporto, quando comprar a sua passagem aérea. Sempre que possível, oferecemos Desembarque Freestyle, o que significa que não é necessário ter pressa, por isso relaxe ao pequeno-almoço e depois desembarque. Para mais informações e para a hora exata do desembarque, consulte o Diário Freestyle e a folha de informações que será entregue no seu camarote mais perto do desembarque.
No dia anterior ao desembarque pode levantar etiquetas coloridas de bagagem na receção que correspondem à hora em que gostaria de sair do navio. Por favor lembre-se que os horários são aproximados. Prenda as etiquetas de bagagem às peças de bagagem que quer que tiremos do navio e coloque-as à porta do seu camarote o mais tardar até à meia-noite. Não se esqueça de um saco de noite para medicamentos e outros artigos que necessite de ter consigo. Guarde os documentos (passaporte, bilhete de identidade/cartão do cidadão, bilhetes de avião etc) na sua mala de mão. Durante a manhã, serão feitos anúncios a indicar quando cada ‘cor’ pode sair do navio. Por favor não desembarque até a cor da sua etiqueta de bagagem ser chamada. Depois de sair do navio, pode recolher a sua bagagem no porto. Bagagem perdida ou danificada deverá ser reportada a um representante da Norwegian Cruise Line antes de sair da área da alfândega.
Além disso, nalguns portos pode aproveitar as vantagens do nosso ‘Desembarque Fácil’. Significa que pode sair do navio logo que esteja ‘libertado’ pelas autoridades locais, transportando toda a sua própria bagagem para fora do navio.

Na noite anterior ao desembarque recebe um extrato da sua conta de bordo listando todas as suas despesas. Por favor verifique esta fatura cuidadosamente. Qualquer reclamação deverá ser tratada na receção antes do desembarque. No caso de ter registado um cartão de crédito, o montante devido será debitado automaticamente, o que significa que no dia do desembarque não tem de passar pela receção, pode simplesmente sair do navio com o seu cartão chave. Por favor note que quaisquer compras feitas depois do extrato final ser emitido, não serão automaticamente debitadas ao seu cartão de crédito e terá de pagar esses extras na receção no dia do desembarque. Exceção a esta regra são itens do minibar consumidos na última noite do cruzeiro, os quais serão debitados ao seu cartão de crédito. Se pagou o depósito em numerário, ser-lhe-á reembolsada a parte restante do depósito na receção em U.S.Dólares.

Se nos comprou algum transfere, será levado ao hotel ou diretamente para o aeroporto. No caso de não ter reservado um transfere organizado, existem normalmente em cada porto postos de rent-a-car e táxis.

O maior elogio que podemos receber é alguém escolher viajar connosco outra vez. E quanto mais viajar connosco, mais recompensador se torna para si. Recompensamos a sua lealdade com preços especiais, serviço prioritário, ofertas exclusivas, concursos divertidos e mais. Chama-se o programa de Passageiro Frequente Latitudes e está divido em quatro níveis: Bronze, Prata, Ouro e Platina, com benefícios proporcionais ao nível em que está. Consulte o seu agente de viagens para mais detalhes sobre os benefícios e privilégios deste programa. E não se esqueça: Informe o seu número Latitudes com cada pedido.

TERMOS & CONDIÇÕES NORWEGIAN CRUISE LINE
Leitura e aceitação obrigatória

Os termos e condições abaixo descritos constituem uma mera tradução dos termos e condições da companhia de cruzeiros em causa à data de 2014-04-04, pelo que, não têm qualquer caráter jurídico e legal e não pode a James Rawes Turismo ser responsabilizada por qualquer atualização, alteração ou modificação efetuada pela própria companhia ao seu conteúdo posterior à publicação no seu portal.

NÃO DISPENSA A CONSULTA E LEITURA DETALHADA DOS TERMOS E CONDIÇÕES ORIGINAIS DISPONÍVEIS NO SITE DA COMPANHIA - www.ncl.eu
TERMOS & CONDIÇÕES GERAIS NORWEGIAN CRUISE LINE 2014/15
Estes Termos & Condições deverão ser lidos cuidadosamente. Eles estabelecem a base sobre a qual qualquer reserva da NCL (Bahamas) Ltd. pode ser aceite e constitui o Contrato de Transporte. Com o anúncio dos termos do contrato e a sua reserva, eles tornar-se-ão parte do contrato. Por favor, consulte também a secção "Perguntas e Respostas" do nosso caderno de informações atuais e preços onde encontrará todas as informações essenciais sobre a sua viagem.

Estes Termos & Condições aplicam-se a todas as datas de partida entre Abril 2014 e Abril 2015

A confirmação da viagem da NCL (Bahamas) Ltd., negociando como Norwegian Cruise Line (a seguir Norwegian), é a aceitação do seu pedido de reserva. Aceitar os pedidos de reserva resulta num contrato de viagem entre si bem como todos os outros participantes mencionados na confirmação da Norwegian. A confirmação da viagem contém os detalhes significativos dos serviços reservados. Se os serviços na confirmação da viagem diferirem dos do pedido de reserva então uma nova oferta é apresentada pela Norwegian. Neste caso tem 7 dias para aceitar a nova oferta. Durante este período a oferta continua a ser juridicamente vinculativa para a Norwegian. No caso de aceitar a nova oferta por escrito, via website, e-mail ou qualquer sistema de reservas externo dentro de 7 dias então o contrato de viagem será completado nesta base.

2.1 Por favor veja as datas de pagamento na confirmação da reserva. Um atrazo no pagamento pode resultar no cancelamento da sua viagem.

2.2 A nota de segurança faz parte da confirmação / fatura que mostra que a Norwegian está segurada contra o risco de insolvência com a Reise Garant GmbH. Esta nota de segurança certifica o direito de reclamar diretamente da seguradora em caso de insolvência ou falência da Norwegian.

2.3 Após receção da confirmação, é necessário o pagamento do seguinte depósito por pessoa.
Cruzeiro de 1 a 5 noites
20% do preço total da viagem do 1º ao 8º adulto;
20% do preço total da viagem para crianças até aos 17 anos de idade.
Cruzeiros de 6 noites ou mais
10% do preço total da viagem do 1º ao 8º adulto;
10% do preço total da viagem para crianças até aos 17 anos de idade

2.4 Para os camarotes da categoria “Garden Villa” ” (categoria S1) e outras suites de categoria superior (categorias H2-H7, H9, SA e SB) aplicam-se condições diferentes de pagamento. O passageiro deverá fazer imediatamente o seguinte depósito por pessoa: S1 - 20% do custo total da viagem do 1º ao 8º adulto, assim como para crianças e bebés; H2-H7, H9, SA, SB - 20% do custo total da viagem do 1º ao 8º adulto, assim como para crianças e bebés; Todas as reservas feitas com menos de 30 dias antes da data da viagem: é devido o pagamento total.

2.5 O pagamento total da viagem deverá ser liquidado e estar creditado na conta da Norwegian, o mais tardar até 30 dias antes do início da viagem, sem novos lembretes por parte da Norwegian. Se a reserva for feita 30 dias antes do início da viagem ou mais tarde, o passageiro deverá pagar a totalidade imediatamente após receção da confirmação. Ao receber o pagamento total, a Norwegian enviará todos os documentos necessários para a sua viagem. Para reservas feitas a menos de 14 dias antes da data da partida (voo/cruzeiro), a Norwegian só aceitará o pagamento com cartão de crédito.

Os documentos de viagem serão entregues uma vez que o pagamento esteja feito. Se o saldo devido não for transferido para a conta da Norwegian antes da data da partida (pagamentos à agência de viagens onde reservou têm o efeito de amortizar a dívida) o passageiro não será autorizado a viajar, em vez disso a Norwegian pode cobrar despesas de cancelamento como compensação de acordo com o ponto 6.1. O passageiro é livre de provar que nenhuns custos ou custos consideravelmente baixos foram incorridos. A Norwegian não aceitará nenhum passageiro se o pagamento final não tiver sido feito antes da data da viagem. Os documentos de viagem ficam disponíveis na forma de documentos eletrónicos (e-docs). Para bilhetes em papel especialmente solicitados, aplica-se uma taxa de serviço e envio de Eur 20 por pessoa.

O âmbito dos serviços contratuais a serem oferecidos aos passageiros correspondem à descrição no catálogo, bem como o descrito na sua confirmação da viagem. O mesmo se aplica aos custos da viagem a pagar pelo passageiro. Os preços apresentados no catálogo são os preços vigentes no momento da impressão (maio 2013), segundo a categoria do camarote e data da viagem. Os preços podem variar diariamente, dependendo da disponibilidade. Contacte o seu agente de viagens para consulta dos preços vigentes no momento da sua reserva para a data, categoria de camarote e itinerário pretendidos. A Norwegian Cruise Line está obrigada a respeitar os preços e demais informações que apareçam na confirmação da viagem. Qualquer modificação ou extensão dos serviços contratados deverá ser expressamente confirmada pela Norwegian Cruise Line.

5.1 Alterações do serviço
5.1.1 Alterações do Serviço antes da celebração do contrato.
Os detalhes da brochura são vinculativos para a Norwegian Cruise Line, uma vez que formam a base do contrato de viagem. Contudo, a Norwegian Cruise Line, reserva o direito, por razões justificáveis, a fazer alterações aos detalhes da brochura ou ao anúncio das viagens antes do acordo ser celebrado. A Norwegian Cruise Line informará os passageiros destas alterações antes da reserva. No caso de cancelamento de um voo regular pela companhia aérea, ou por exemplo, no caso de incumprimento dos seus planos de voo, poderá ser necessária uma mudança de companhia aérea, avião e aeroporto de partida ou chegada. A Norwegian Cruise Line reserva-se o direito de efetuar tais alterações. De acordo com os regulamento da União Europeia sobre informar os passageiros de transporte aéreo a identidade da transportadora aérea operadora, A Norwegian Cruise Line é obrigada a informar imediatamente o cliente a identidade da transportadora aérea operadora e de todos os serviços da viagem reservados na altura da reserva. É possível que haja alterações aos itinerários dos cruzeiros por exemplo devido a regulamentos oficiais, condições particulares de navegação, emergências médicas, ou quando por condições climatéricas adversas o capitão decida alterar a rota no interesse e segurança dos passageiros. Apenas o capitão tomará as decisões e medidas necessárias sobre alterações de itinerários e de tempos de viagem.

5.1.2 Alterações do serviço após a celebração do contrato
Mudanças individuais de serviço ou outras similares, bem como desvios ao conteúdo do contrato de viagem que se considerem necessárias depois de ter celebrado tal contrato, e que não se possam atribuir à falta de boa fé da Norwegian Cruise Line, serão sempre permitidas quando estas não sejam consideráveis e não afetem a forma geral da viagem. A Norwegian Cruise Line está obrigada a informar imediatamente os passageiros no caso de ocorrer alguma alteração nos serviços. As alterações nos serviços substituem as obrigações contratuais originais. Qualquer eventual reclamação permanecerá intacta, sempre que o serviço seja substituído por outro inadequado. No caso de que a Norwegian Cruise Line realize alterações que modifiquem consideravelmente a viagem de forma tal que seja inaceitável para o passageiro, a Norwegian Cruise Line dá o direito ao passageiro de alterar a reserva ou rescindir o contrato sem custos. Os passageiros também têm o direito de exigir um cruzeiro alternativo equivalente, desde que a Norwegian Cruise Line tenha a possibilidade de oferecer tal cruzeiro sem que tal comporte custos extra. Os passageiros deverão fazer valer os seus direitos por escrito decorrentes de alterações contratuais ou cancelamentos e imediatamente após a declaração de mudança pela Norwegian Cruise Line.

5.2 Alteração de Preços
5.2.1 Alteração de preços antes da celebração do contrato.
Os preços especificados na brochura/folheto de informação e preços são os preços em vigor no momento da impressão da brochura (Agosto de 2013) e são vinculativos. No entanto, antes da celebração de um contrato, a Norwegian pode definir preços diferentes dos publicados na brochura/caderno de informações e preços sempre e quando ocorra alguma das seguintes circunstâncias:
Aumento nos custos de transporte, encargos com serviços específicos tais como taxas de porto ou taxas de aeroporto, ou uma alteração nas taxas de câmbio afetando a viagem em questão após a publicação das brochuras;
2. Se, após a publicação da brochura da Norwegian Cruise Line, o cruzeiro e/ou pacote de viagem e/ou programa de hotel anunciado na referida brochura da Norwegian Cruise Line e o qual deseja reservar só estará disponível a pedido e após a compra de lugares adicionais. Por tais razões a Norwegian reserva-se expressamente o direito de reajustar os preços.

5.2.2 Alteração de preços após a celebração do contrato
Sob certas circunstâncias legais, a Norwegian Cruise Line reserva-se o direito de transmitir quaisquer aumentos nos custos de transporte, taxas, alojamento e taxas de câmbio, desde que a data de viagem do passageiro seja superior a quatro meses após a realização do contrato. Isto é aplicável exclusivamente a alterações de preços onde os fatores de custo foram sujeitos a mudanças imprevisíveis após a celebração do contrato. As causas significativas e imprevisíveis para um aumento de preço são, por exemplo, aumentos dos encargos públicos, aumentos no IVA, alterações no preço internacional do combustível, alterações nas taxas portuárias e aeroportuárias, aumentos nas taxas de segurança e, em casos particulares, um incremento de mais de 20% na taxa de câmbio entre o Dólar Americano (USD) e o Euro (EUR). Na mesma medida é permitido um ajuste ao preço da viagem acordado, caso haja uma alteração na tarifa oficial do passageiro. Como prova da legitimidade de uma alteração de preço, a Norwegian Cruise Line fornecerá ao passageiro certificação de cada custo e aumento de preço. No caso de alterações de preços ou serviços, a Norwegian Cruise Line contactá-lo-á imediatamente não mais tarde que 21 dias antes da data prevista para a partida. Aumentos após essa data não são permitidos. Se o aumento no preço for equivalente a 5% ou mais do valor original da viagem, a Norwegian Cruise Line oferece aos passageiros o direito de renunciar à sua viagem ou serviço sem que tenha que pagar gastos de anulação, ou a participação num cruzeiro alternativo, sempre e quando a NCL tenha a possibilidade de oferecer tal cruzeiro fora do seu programa sem ter que incorrer em custos extra. Os passageiros deverão fazer valer os seus direitos contra a Norwegian imediatamente após esta ter informado o passageiro sobre alterações de preço.

6.1 Cancelamento por parte do passageiro
O contrato pode ser cancelado a qualquer altura antes da data da viagem. Como prova, todos os cancelamentos podem ser feitos por escrito. O aviso de cancelamento só se torna efetivo após receção por parte da Norwegian Cruise Line ou pelo agente de viagens. Caso cancele a sua reserva ou não comece a sua viagem a Norwegian Cruise Line reserva-se o direito de cobrar gastos de provisionamento feito para a viagem e despesas. Ao calcular os gastos a Norwegian Cruise Line tem em consideração os serviços salvaguardados e o possível uso de outros serviços. A Norwegian Cruise Line pode reclamar gastos de cancelamento expressos como uma percentagem do preço da viagem e de acordo com o tempo de notificação dado entre o cancelamento e a data da partida e de acordo com a lista abaixo. O passageiro é livre de provar à Norwegian Cruise Line de que esta não sofreu qualquer perda ou uma perca inferior ao que reivindica.

6.1.1 Gastos de cancelamento por pessoa:
Cruzeiro de 1 - 5 noites:
Até 31 dias antes da data da partida: 20% do preço da viagem da 1ª à 8ª pessoa, assim como para as crianças e bebés;
30 - 22 dias antes da data da partida: 35% do preço da viagem da 1ª à 8ª pessoa, assim como para as crianças e bebés;
21 - 15 dias antes da data da partida: 50% do preço da viagem da 1ª à 8ª pessoa, assim como para as crianças e bebés;
14 - 8 dias antes da data da partida: 75% do preço da viagem da 1ª à 8ª pessoa, assim como para as crianças e bebés;
7 dias e menos antes da data da partida: 95% do preço da viagem da 1ª à 8ª pessoa, assim como para as crianças e bebés;

Cruzeiro de 6 noites ou mais:
Até 31 dias antes da data da partida: 10% do preço da viagem da 1ª à 8ª pessoa, assim como para crianças e bebés;
30 - 22 dias antes da data da partida: 35% do preço da viagem da 1ª à 8ª pessoa, assim como para as crianças e bebés;
21 - 15 dias antes da data de partida: 50% do preço da viagem da 1ª à 8ª pessoa, assim como para as crianças e bebés;
14 - 8 dias antes da data de partida: 75% do preço da viagem da 1ª à 8ª pessoa, assim como para as crianças e bebés;
7 dias e menos antes da data da partida: 95% do preço da viagem da 1ª à 8ª pessoa, assim como para as crianças e bebés;

6.1.2 Para os camarotes de categoria „Garden Villa“ (categoria S1) e outras suites de categoria superior (categorias H2-H7, H9, SA e SB) aplicam-se os seguintes gastos de cancelamento por pessoa:
Até 91 dias antes da data da partida: 20% do preço da viagem da 1ª à 8ª pessoa, assim como para as crianças e bebés;
90 - 30 dias antes da data da partida: 45% do preço da viagem da 1ª à 8ª pessoa, assim como para as crianças e bebés;
29 - 15 dias antes da data da partida: 65% do preço da viagem da 1ª à 8ª pessoa, assim como para as crianças e bebés;
14 - 8 dias antes da data da partida: 75% do preço da viagem da 1ª à 8ª pessoa, assim como para as crianças e bebés;
7 dias e menos antes da data da partida: 95% do preço da viagem da 1ª à 8ª pessoa, assim como para as crianças e bebés;

6.2 Alterações à reserva
Se o passageiro o desejar, a Norwegian poderá fazer alterações na sua reserva, sempre e quando a disponibilidade o permita. Como „alteração à reserva“ entende-se qualquer modificação na data da viagem, no destino da viagem, lugar de ínicio da viagem, programa de hotel, categoria do camarote ou meio de transporte. Por cada alteração realizada até 31 dias antes da data da viagem, a Norwegian cobrará uma taxa de EUR 50 por pessoa. As taxas por alteração da reserva da companhia aérea (que dependem da tarifa de voo reservadas) será cobrada adicionalmente. Caso o passageiro pretenda fazer alterações à reserva menos de 31 dias antes da data da partida, e sempre e quando exista tal possibilidade, essas alterações realizar-se-ão mediante o cancelamento do contrato de viagem segundo o estipulado no ponto 6.1 e a consequente realização de uma nova reserva. Para voltar a efetuar a reserva de camarotes da categoria „Garden Villa“ (categoria S1) ou suites (categorias H2-H7, H9, SA e SB) aplicar-se-ão tarifas distintas, análogas às despesas de cancelamento mencionadas no ponto 6.1.2.

6.3 Alterações de passageiro
Antes de começar a viagem, e tendo em consideração um período de tempo razoável para questões organizativas, os passageiros podem solicitar que um terceiro assuma todos os direitos e obrigações do contrato da viagem. Não obstante, a Norwegian Cruise Line reserva-se o direito de recusar o novo passageiro, no caso deste não cumprir os requisitos da viagem, ou haja restrições legais ou disposições oficiais que proíbam a sua participação. Se um terceiro tomar parte no contrato da viagem, o cliente original e o terceiro assumem a responsabilidade pelo pagamento da tarifa da viagem e de quaisquer outros custos adicionais originados pela participação do terceiro por exemplo encargos da companhia aérea para voos regulares.

6.4 Alterações de nome
À data da reserva todos os nomes dos passageiros têm que ser submetidos à Norwegian Cruise Line. Os nomes têm que ser iguais aos que constam no passaporte válido dos passageiros. Para alterações de nome feitas a mais de 30 dias da data da partida, a Norwegian Cruise Line reserva-se o direito de cobrar uma taxa de serviço de EUR 50 por pessoa juntamente com quaisquer custos incorridos ou impostos por qualquer um dos fornecedores. Alterações de nomes feitas a menos de 30 dias da data da partida, só poderão ser feitas se de todo possível, cancelando a reserva existente sujeita às condições mencionadas em 6.1 e fazendo nova reserva. Novas reservas em camarotes de categoria “Garden Villa” (categoria S1) e outras suites de categoria superior (categorias H2-H7, H9, SA e SB) serão aplicadas as despesas de cancelamento mencionadas em 6.1.2.

6.5 Taxas de serviço e encargos para cancelamento, alterações à reserva e alterações de nome deverão ser pagas imediatamente.

7.1 Cancelamento antes de começar a viagem
Se a viagem ficar amplamente dificultada, ameaçada ou prejudicada por causas de força maior (como guerra, instabilidade política, catástrofes naturais, surtos epidémicos, medidas de autoridades governamentais, por exemplo, embargos de alojamento ou transporte, perda de navio ou outros incidentes similares) que não eram previsíveis no momento da celebração do contrato, então tanto o passageiro como a Norwegian Cruise Line podem cancelar o contrato. A Norwegian Cruise Line irá reembolsar os custos de viagem imediatamente. No entanto, a Norwegian reserva-se o direito de cobrar um reembolso razoável para os serviços de viagem já prestados ou ainda a prestar.

7.2 Cancelamento depois de iniciada a viagem
Se o cliente decide cancelar a viagem depois de iniciada, a Norwegian Cruise Line está obrigada a tomar todas as medidas necessárias, para transportá-lo de regresso, sempre que tal seja possível. Os custos do transporte de regresso serão partilhados por ambas as partes. Outros custos adicionais serão assumidos pelo passageiro.

8.1 A responsabilidade contratual da Norwegian Cruise Line está limitada ao triplo do valor da tarifa da viagem, para danos que não sejam lesões pessoais (também responsabilidade por violação de responsabilidades e deveres pré-contratuais resultantes do contrato principal ou de qualquer contrato adicional), desde que o dano não tenha sido causado intencionalmente ou por negligência, ou sempre que a Norwegian Cruise Line apenas seja responsável por danos unicamente causados por defeito de um prestador de serviço. O limite de responsabilidade por danos à propriedade corresponde a EUR 4.100. Se a tarifa de viagem for superior a EUR 1.364, então a responsabilidade estará limitada a três vezes o preço total da viagem (2ª lei de modificações do Direito do Mar como apêndice ao § 664 do Código de Comércio Alemão).

8.2 Reclamações por danos contra a Norwegian Cruise Line podem ser restritos ou excluídos de acordo com o regulamento estatutário de acordos internacionais (por exemplo a Convenção de Montreal) a aplicar ao desempenho do serviço dos prestadores de serviços, pelo que as reclamações de dano contra os prestadores de serviço só podem ser feitas ou excluídas, em determinadas disposições e com certas limitações. Assim a Norwegian Cruise Line pode reclamar, por exemplo, que os prestadores de serviços não são responsáveis por atrasos de voo, comboio, autocarro ou navio para que a Norwegian Cruise Line também não tenha que responder pelas ligações perdidas.

8.3 A Norwegian Cruise Line não se responsabiliza pela informação publicitada em hotéis e panfletos locais, dado que a Norwegian Cruise Line não pode controlar a sua origem nem a sua veracidade. Da mesma forma, a Norwegian Cruise Line não é responsável por alterações de circunstâncias políticas ou regulamentos de entrada dificultando a entrada no país ou destino, desde que ocorram após a data de impressão da brochura ocorridos depois de ter impresso esta brochura, e que possam dificultar ou impedir a entrada no país de destino. No caso em que as mudanças sejam necessárias, vamos sempre tentar informá-lo com antecedência, mas isso não pode ser garantido.

8.4 Perda ou dano à bagagem
Perda ou dano à bagagem durante o embarque ou desembarque deve ser reportada. Os passageiros são obrigados a notificar a Norwegian Cruise Line ou um agente oficial por escrito. Caso a bagagem de mão esteja visivelmente danificada externamente, deverá enviar uma notificação por escrito imediatamente, o mais tardar até ao momento do desembarque. Caso outra bagagem, que foi manuseada ou armazenada pela tripulação, estar visivelmente danificada externamente, então o passageiro deve reportá-lo ao receber a sua bagagem. Se o dano não for visível externamente, então a notificação deverá ser apresentada no prazo de 15 dias após o desembarque, receção da bagagem, ou data prevista de receção da bagagem. No caso de perda ou dano de bagagem de voo, por favor contacte com a transportadora aérea ou o seu representante no aeroporto imediatamente após a constatação dos danos. Passageiros que transportem eles próprios, armazenem e manuseiem a bagagem a bordo, será sempre por sua conta e risco. Qualquer dano à bagagem de mão está limitado ao valor máximo garantido de EUR 2,045 por cliente e viagem, na medida em que o dano não foi causado por dolo ou negligência grave, ou na medida em que a Norwegian Cruise Line é responsável pelos danos causados exclusivamente por defeito de um prestador de serviço.

O seguro de viagem não faz parte do contrato de viagem e não está incluído no custo da viagem. A Norwegian Cruise Line recomenda a aquisição de um seguro de cancelamento de viagem e de interrupção da viagem. É sempre da responsabilidade do passageiro ter um seguro de viagem.

A Norwegian Cruise Line compilou um extensivo programa de excursões em terra para os passageiros, que está disponível exclusivamente de organizadores de eventos locais nos respetivos destinos (portos). A Norwegian Cruise Line não tem qualquer envolvimento no programa de excursões em terra que não é administrado ou supervisionado ou controlado pela Norwegian Cruise Line, de maneira nenhuma. O programa de excursões em terra é fornecido por operadores locais, que são independentes da Norwegian Cruise Line. Os operadores de excursões em terra agendam as visitas para coincidirem com os tempos de ancoragem do navio. As excursões podem ser reservadas ou antes do início da viagem ou através da agência de viagens do passageiro, ou pela internet, ou a bordo do navio no balcão de Excursões em Terra. Como o número de participantes admitidos para certas excursões é limitado, recomenda-se que os passageiros reservem as excursões em que estão interessados antes da partida. Por favor note, que a realização de certas excursões depende de um número mínimo de participantes. O número mínimo de participantes exigido está mencionado no programa de excursões em terra e será notificado a bordo se a sua excursão em terra atingiu o número mínimo de participantes e se se realizará. As excursões pré-reservadas serão debitadas à sua conta de bordo. A Norwegian Cruise Line salienta expressamente que todas as excursões em terra (incluindo eventos desportivos, visitas a teatros, exposições, passeios turísticos, visitas guiadas, etc.), quer em Inglês, Alemão ou Espanhol, etc. são opcionais. A Norwegian Cruise Line não se responsabiliza pelos serviços ou ações de organizadores de eventos locais e deficiências de desempenho durante a realização dos seus programas. A Norwegian Cruise Line atua como um agente para esses serviços de terceiros apenas como um serviço para a sua conveniência.

Por favor note que o idioma oficial a bordo é o Inglês, e que todos os anúncios e as medidas de segurança (exercícios de salvamento marítimo) serão comunicados em Inglês. É portanto necessário um conhecimento básico da língua mas recomenda-se um conhecimento mais avançado. A Norwegian procura oferecer assistência em Espanhol ou ter uma hospedeira internacional multilingue na maioria dos seus itinerários. Este serviço ao passageiro destina-se a ajudá-los a ultrapassar qualquer barreira linguística e ajudá-los com algum problema que possam ter relacionado com a língua. A hospedeira internacional não desempenha a função de guia turística. Por outras palavras, não trata dos aspetos organizativos da viagem de cada passageiro, nem tão pouco cumpre a função de assistente pessoal de viagem. Se a Norwegian Cruise Line for incapaz de providenciar este serviço de idioma num determinado cruzeiro, pedimos aos nossos passageiros que compreendam que isso não constitui motivo para reclamação.

12.1 Recurso
Se contrariamente à expectativa o passageiro tiver algum motivo de queixa o passageiro pode procurar recurso. De acordo com a lei da garantia e do direito de aviso prévio, o passageiro é obrigado a relatar imediatamente a deficiência no local, na receção do navio ou a uma hospedeira internacional e, em seguida, apresentar um limite de tempo à Norwegian Cruise Line para fornecer uma solução, a não ser que a solução seja impossível ou recusada pela Norwegian Cruise Line. A Norwegian Cruise Line pode oferecer solução, fornecendo um serviço de substituição equivalente, desde que este seja razoável. Se a Norwegian Cruise Line oferecer ao passageiro uma solução razoável, então, o passageiro é obrigado a aceitá-la. Caso o passageiro recuse uma oferta razoável, o passageiro perde o direito de fazer reclamações de garantia por inconvenientes. Em alternativa enderece a sua reclamação diretamente ao seu agente de viagens: Se a Norwegian Cruise Line, contrariamente à sua obrigação, não conseguir proporcionar uma solução dentro de um prazo determinado e justo, então você pode procurar a sua própria solução. Intérpretes ou pessoal de viagens responsável não estão autorizados a reconhecer quaisquer reclamações, apenas podem confirmar o registo das suas reclamações. Caso não cumpra este dever de cooperar por culpa efetiva, então não terá direito a fazer uma reclamação.

12.2 Redução do preço do serviço/Cancelamentos/Indemnização por danos
No caso de alguma reclamação que não tenha sido solucionada por parte da Norwegian, o passageiro terá o direito de reclamar segundo o § 651c cláusula 1 BGB (Código Civil Alemão) e desta forma exigir uma redução do preço do serviço adquirido. Um dos requisitos principais é que o passageiro tenha feito uma reclamação em devido tempo. O passageiro também pode cancelar o serviço por não cumprir com a descrição do contrato, ou exigir indemnização por incumprimento tendo em conta o § 651e, e o § 651f BGB.

12.3 Reclamações e caducidade das mesmas
Prazos: O passageiro terá o direito de fazer reclamações à Norwegian dentro de um prazo máximo de um mês depois do fim da viagem estipulado no contrato. A Norwegian Cruise Line recomenda que os passageiros apresentem a sua reclamação por escrito. Todas as obrigações contratuais da Norwegian segundo os §§ 651C-f BGB caducarão ao fim de um ano. Ficam excluídos os direitos de indemnização por danos corporais e à saúde originados por negligência ou falta muito grave por parte da Norwegian e seus empregados. Estes caducarão depois de dois anos. O prazo inicia-se no dia em que a viagem ou os serviços contratados com a Norwegian finalizam § 651g cláusula II artigo 2 BGB). As reclamações por danos e prejuízos causados por ação ilegal por parte da Norwegian caducarão depois de três anos, sempre e quando não estejam sujeitas às disposições do Código de Comércio Alemão em matéria de navegação marítima. Todo o tipo de reclamações por morte, lesão corporal ou dano de bagagem, caducarão depois de 2 anos.

12.4 Se o passageiro tiver de abandonar o cruzeiro por motivos urgentes ou de força maior, a Norwegian tentará o reembolso da parte proporcional dos serviços não utilizados, a menos que estes sejam irrelevantes ou o reembolso esteja proibido por alguma disposição legal ou oficial. Contudo, o passageiro terá sempre o direito de cancelar o serviço por falha ou incumprimento do serviço esperado.

A Norwegian Cruise Line tem a obrigação para com os cidadãos dos países onde oferece os seus serviços, de mantê-los sempre informados sobre os requisitos de passaporte, de visto e de saúde, e possíveis alterações que surjam, antes do início da sua viagem. A Norwegian Cruise Line poderá delegar esta tarefa nos agentes de viagem. Os cidadãos de outros países deverão informar-se na embaixada ou consulado dos respetivos países sobre o passaporte, vistos ou outros requisitos de entrada. Ao fazê-lo, a Norwegian Cruise Line assume que não há particularidades no próprio passageiro e em potenciais companheiros de viagem (por exemplo, dupla cidadania, apátrida). Cada passageiro da União Europeia, independentemente da sua idade, deverá estar na posse de um passaporte de leitura ótica, que esteja válido por um mínimo de 6 meses após o fim da viagem, incluindo nos cruzeiros europeus. Devido aos padrões Europeus de entrada de crianças no passaporte dos pais não será mais aceite a partir de 26 de Junho 2012. A partir desta data todas as crianças necessitam de ter o seu próprio documento de viagem (passaporte ou bilhete de identidade). Os passageiros menores de 18 anos que não estejam acompanhados por um progenitor autorizado para o representar devem ter uma declaração de consentimento/autorização do seu tutor legal certificada oficialmente, que deverá levar consigo no cruzeiro. Nos cruzeiros com escala no Canadá, os passageiros menores de 18 anos de idade que estejam acompanhados por apenas um progenitor, deverão ter uma declaração de consentimento/autorização escrita pelo outro progenitor que não viaja com eles. Por favor, tenha em atenção que as normas que regulam a entrada podem mudar a qualquer momento e a curto prazo. Os passageiros encontrarão os regulamentos de entrada vigentes para a data da sua partida no site do Ministério dos Assuntos Exteriores ou na embaixada respetiva. O seu agente de viagens também o informará das respetivas disposições válidas. Convém informar-se pouco antes da partida sobre as mudanças mais atuais, já que recai no passageiro a responsabilidade de tratar e levar consigo a documentação de viagem necessária, quaisquer exigências de vacinação e ao cumprimento com os regulamentos alfandegários e de moeda. Os inconvenientes derivados da não-observância destas normas como por exemplo o pagamento de gastos de cancelamento serão suportados pelo passageiro. É imprescindível que o passageiro se familiarize com os costumes e regulamentos aplicáveis de imigração e alfândega, as quais estão especificadas na secção Informação Geral no caderno de informações e preços ou no parágrafo "Perguntas e Respostas" da nossa página de internet www.es.ncl.eu. A bordo da frota da Norwegian regem as normas de saúde e leis norte-americanas. Devido às normas de segurança mais restritas, o passageiro deve proporcionar à Norwegian através do "Check-in Online", certos dados pessoais mesmo que o passageiro não esteja a entrar nos Estados Unidos. Em caso de não fornecer estes dados, o embarque no navio pode ser-lhe negado. Este registo antecipado é uma condição imprescindível para cumprir com os regulamentos governamentais dos Estados Unidos. Pelo que cada passageiro deve preencher online (em www.es.ncl.eu), o formulário de registo prévio “check-in online” o mais tardar até 4 dias antes do início da viagem, ou contactar o seu agente de viagens no caso de necessitar de ajuda. e submeter as da partida. A Norwegian cobrará uma taxa de EUR 10 por pessoa por cada formulário que não tenha sido completado via internet.

14.1 Os passageiros menores de 21 anos de idade devem estar acompanhados no mesmo camarote ou num camarote vizinho por um adulto de 21 anos ou mais na altura do embarque, o qual expressamente concorda em se responsabilizar pelo passageiro menor de 21 anos de idade na altura do embarque. A Norwegian Cruise Line não tem permissão para vender álcool a passageiros menores de 18 anos de idade. Os passageiros com idades entre os 18 e os 20 anos têm de trazer consigo uma aprovação parental para poderem comprar ou consumir cerveja ou vinho a bordo (exceto nos cruzeiros do Havai e Alasca). Passageiros com 18 anos ou mais podem consumir bebidas alcoólicas quando naveguem em viagens de ida e volta na Europa sem terem de preencher o formulário de Isenção de Bebidas Alcoólicas a Jovem Adulto.

14.2 Por razões de segurança bebés com menos de 6 meses de idade não são permitidos a bordo. Contudo nas viagens que tenham três ou mais dias consecutivos de mar, o bebé tem de ter pelo menos 12 meses na altura da viagem.

14.3 A Norwegian Cruise Line não aceitará passageiras que já tenham entrado na 24ª semana de gravidez na altura da viagem. Um atestado médico declarando a data prevista do nascimento e aptidão para viajar devem acompanhar o formulário de Pedido de Passagem da mãe expectante. A Norwegian Cruise Line não será responsável nem responsabilizada por quaisquer complicações da gravidez que surjam ou ocorram durante o cruzeiro.

14.4 Qualquer deficiência física ou condição médica que requeira tratamento especial ou atenção devem ser transmitidos à Norwegian Cruise Line no momento da reserva. Para certas condições, pedimos termos de responsabilidade. A Norwegian Cruise Line tem o direito de recusar ou revogar passagem a qualquer pessoa que, no nosso entender, não esteja em condição física ou mental para a viagem de cruzeiro ou que possa necessitar de cuidados para além dos que a Norwegian Cruise Line pode proporcionar. Todos os passageiros com deficiência física devem ser auto suficientes e devem viajar com alguém que lhes forneça toda a assistência necessária durante o cruzeiro ou no caso de uma emergência. Os passageiros que usam cadeira de rodas devem fornecer o seu próprio tipo, pequeno e dobrável. Informações importantes para os passageiros com mobilidade reduzida sobre passadiços e a possibilidade de embarque e/ou desembarque em lanchas é fornecida na secção de "Perguntas e Respostas", em www.ncl.eu ou pelo seu agente de viagens.

14.5 Se, de acordo com o julgamento do capitão do navio, após consulta com o médico do navio, um passageiro já não puder viajar ou se ele / ela coloca em risco a sua saúde ou segurança, ou represente perigo para a saúde ou segurança de qualquer outra pessoa a bordo, o capitão do navio terá direito a qualquer momento de impedir que a pessoa em causa embarque ou de ordenar o desembarque da respetiva pessoa num porto específico.

14.6 Não é permitido o uso de fraldas nas piscinas ou jacuzzis. Pessoas e crianças dependentes de fraldas não são permitidas nestas áreas, nem mesmo com fraldas especiais de natação.

14.7 Se os passageiros contraírem um vírus infeccioso ou doença bacteriana enquanto a bordo, o médico do navio tem permissão para os confinar aos seus camarotes por razões de saúde e segurança.

Cada navio da Norwegian Cruise Line está equipado com um “Centro Médico” no qual um médico e uma enfermeira lhe providenciarão cuidados médicos. De acordo com o Regulamento Sanitário dos Estados Unidos e do Conselho Internacional das Companhias de Cruzeiro, cada navio da Norwegian Cruise Line está equipado com materiais médicos e medicamentos comuns. Pode ser prestado tratamento a bordo, no entanto, apenas numa extensão limitada, e que consiste apenas em cuidados de saúde primários; no caso de qualquer risco, o paciente pode deixar o navio no porto seguinte por sua própria conta. O tratamento tem de ser pago imediatamente e não pode ser faturado para o seu seguro de saúde. Receberá uma fatura detalhada que pode enviar para a sua companhia de seguro de saúde para reembolso. Os serviços prestados pelo médico do navio não estão incluídos no contrato de viagem e médico do navio não está vinculado a instruções da Norwegian Cruise Line, no que respeita às suas decisões profissionais.

Durante o processo de reserva, os passageiros fornecem à Norwegian Cruise Line dados pessoais exigidos por esta para a realização da viagem. A Norwegian Cruise Line executa o seu pedido de reserva através do cumprimento das disposições relativas à proteção válida de dados. A Norwegian Cruise Line usa os seus dados pessoais para a execução dos seus pedidos, necessidades e solicitações. Apenas no caso de ter anteriormente dado à Norwegian Cruise Line o seu respetivo consentimento, a Norwegian Cruise Line irá usar tais dados para inquéritos relacionados com o produto e para fins de marketing. A Norwegian Cruise Line chama a sua atenção para o facto de que a Norwegian usa os seus dados pessoais, tais como nome, morada e / ou endereço de e-mail, a fim de lhe fornecer de vez em quando informações sobre o Clube Latitudes da Norwegian e enviar boletins de notícias por e-mail e / ou por correio normal. Os seus dados serão utilizados para o envio das ditas informações mas só se você se inscreveu para as receber através de uma página de internet da Norwegian Cruise Line. Você pode opor-se a qualquer momento sobre o uso dos seus dados para os ditos propósitos cancelando a concessão das referidas informações. Quaisquer dados pessoais serão transmitidos exclusivamente para as empresas envolvidas na sua reserva. A Norwegian Cruise Line não fornecerá a terceiros os seus dados sem ter obtido o seu consentimento expresso ou sem ser legalmente obrigada a fazê-lo.

Por favor, lembre-se que deverá ter completado o seu check-in no dia do embarque o mais tardar duas horas antes da hora da partida mencionada na sua documentação do cruzeiro. É da responsabilidade do passageiro cumprir com a hora de embarque no porto de embarque. Todos os custos incorridos como resultado de não embarcar no navio a tempo no porto de embarque, serão suportados pelo passageiro. Em todos os portos de escala deverá regressar ao navio não menos do que uma hora antes do horário de partida. Por favor, considere que a bordo e em terra os relógios podem ter tempos diferentes, mas é da responsabilidade do passageiro regressar ao navio a tempo para não perder a partida do navio. Todas as despesas relacionadas com o transporte do passageiro para se juntar ao navio, incluindo, mas não limitado a, taxas governamentais, taxas de vistos, de subsistência, hospedagem, passagem aérea, aluguer de automóvel, ou honorários da agência serão suportados pelo passageiro. Para sua informação, pedimos que leia o nosso folheto "Bem-vindo a Bordo", que receberá com os seus documentos de viagem, ou veja a secção de "Perguntas e Respostas" no caderno de informações e preços, ou online em www.ncl.eu . Para outras questões, por favor contacte o seu agente de viagens.

Local de jurisdição para processos contra a Norwegian Cruise Line será Wiesbaden, Alemanha. Apenas a lei Alemã será aplicável sobre a relação contratual entre o passageiro e a Norwegian Cruise Line. O mesmo aplica-se a toda a relação legal. Tanto quanto a lei Alemã não se aplica a processos contra a Norwegian Cruise Line no estrangeiro, relativas à responsabilidade do operador turístico sobre o mérito, apenas a lei Alemã se aplica particularmente por consequências legais no que respeita ao tipo, extensão e quantidade de reclamações dos clientes.

OPERADOR TURISTICO:
NCL (Bahamas) Ltd., Wiesbaden Office
Continental Europe Branch
Kreuzberger Ring 68, 65205 Wiesbaden, Germany
Tel: +49 611 36 07 0

A sede da sucursal é Wiesbaden (Tribunal competente (Amtsgericht) Wiesbaden HRB 21772)
Diretores permanentes da sucursal: Francis Riley e Bernd Kortenkamp
Forma jurídica da empresa estrangeira: Empresa isenta sob as leis de Bermuda
Sede da companhia estrangeira: Hamilton, Bermuda
Registo da companhia estrangeira: Bermuda (registo no. 34680)
Diretor: Kevin Sheehan

Data de emissão: Julho 2014 (informação sujeita a alteração e válida salvo erro tipográfico)


Copyright © 2017. Todos os Direitos Reservados.
JAMES RAWES TURISMO, LDA · RNAVT n° 3013
Capital Social: €100000 e Registada na C.R.C. de Sintra
Contribuinte Fiscal e Matricula n° 500 227 918

Newsletter


Contacto
+351 213 241 858